Bolsonaro diz que deixará o poder ‘de forma democrática’ se perder eleição

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em reunião bilateral com o presidente norte-americano, Joe Biden, que caso seja derrotado nas eleições de outubro, deixará o governo “de forma democrática”.
 
O chefe do Executivo brasileiro está em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde participa da Cúpula das Américas. Na ocasião, ele voltou a colocar em dúvida a lisura do processo eleitoral ao pedir por eleições auditáveis.
 
 
 
�??Este ano temos eleições no Brasil e nós queremos, sim, eleições limpas, confiáveis e auditáveis para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito. E tenho certeza que será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza que quando deixar o governo também será de forma democrática�?�, apontou.
Em live no último dia 5 de maio, Bolsonaro disse que seu partido, o PL, presidido por Valdemar Costa Neto, contrataria uma empresa para realizar auditoria independente nas eleições de 2022.
 
Já no último dia 7, o Partido Liberal apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de credenciamento do Instituto Voto Legal (IVL) para a auditagem.
De forma reiterada, Bolsonaro tem atacado o sistema eleitoral e apontado fakes news sobre fraude nas urnas eletrônicas.
Giuseppe Janino, consultor eleitoral, ex-secretário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e um dos criadores da urna, analisa que as fake news são o principal adversário das eleições deste ano.
 
�??A urna sempre foi perseguida por alguns grupos, injustamente. Com a internet, e a possibilidade do anonimato, a oposição virou uma guerra desleal, sem qualquer embasamento científico. Esse desserviço à sociedade se iniciou ainda em 2018, quando uma avalanche de fake news tentou descredibilizar a urna. No meio de tudo isso está a democracia, ferida pelo excesso de inverdades infundadas, mas com suas bases firmadas em instituições sólidas que não desistiram e combateram as fake news com informação e muita conscientização�?�.
 
Janino alerta que as fake news não deixarão de existir. Porém, hoje, há o poder de limitação de influência das mesmas. E destaca que em 25 anos de existência da urna, nunca houve fraude comprovada.
�??Não se pode fechar os olhos e, por questões apenas ideológicas, passar para frente uma informação que não condiz com a verdade. O poder de deixar as Fake News prosperarem ou não está nas nossas mãos. Elas vão continuar chegando até nós, mas a decisão de fazer elas circularem é nossa. Vale lembrar que as urnas já têm mais de 25 anos de história. Um longo caminho e sem nenhuma comprovação ou qualquer indício de fraude�?�, concluiu.
 

O “Beabá da Política”

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

Confira os vídeos já publicados:

#01: Como tirar o primeiro título de eleitor?
#02: O que significa anular o voto na eleição?
#03: Quais são as funções dos Três Poderes?
#04: Qual a diferença entre o Senado e a Câmara? 
#05: Entenda o que é o presidencialismo e qual sua origem
#06: O que é o fundo eleitoral?
#07: O que é direita e esquerda na política?

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que Terra é plana, aponta Datafolha

A Terra é plana para 8% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 7% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo relatório do instituto Datafolha. A pesquisa, realizada entres os dias 8 a 11 de abril deste ano, perguntou aos brasileiros sobre o formato do planeta Terra. No resultado, foi

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa. Em nota, a empresa diz que essa atualização "acontecerá em maio tendo

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada