Bolsonaro diz que abraçaria Allan dos Santos se o encontrasse nos EUA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O presidente Jair Bolsonaro (PL), em sua live semanal nesta quinta-feira (16/6), se defendeu das críticas por ter participado de evento político nos Estados Unidos com a presença do extremista Allan dos Santos, que tem a prisão decretada no Brasil, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e vive foragido na América do Norte.
�??Eu não vi o Allan dos Santos nos EUA. Se tivesse visto, teria apertado a mão dele, sem problema nenhum�?�, disse Bolsonaro, que defendeu o aliado:
�??Ele não está na lista vermelha da Interpol. O crime que ele cometeu, segundo um ministro do Supremo, para mim não é crime. Você pode me falar que eu tenho que reconhecer o que o Supremo decide, mas não, pera aí. Para mim, não é crime o que ele cometeu�?�, explicou o presidente.
�??Se for alguma coisa passível de qualquer ação, é injúria, calúnia, difamação, que a pena não é prisão. E existe acordo entre EUA e Brasil e, no caso do Allan dos Santos, mesmo que ele venha a ser condenado aqui, pelo cara que denuncia e julga, não está no acordo de extradição essa possibilidade�?�, discursou Bolsonaro.
allandossantos Foragido da Justiça brasileira, Allan dos Santos (círculo amarelo) participa de motociata com Bolsonaro nos EUA Reprodução/Facebook
***Foto-allan-dos-santos-bolsonarista-foragido-da-policia (13) O youtuber se tornou alvo da Polícia Federal após a abertura do inquérito das fake news em 2019, cujo relator é o ministro Alexandre de Moraes. O pedido, apresentado pela Procuradoria Geral da República, foi solicitado após uma manifestação bolsonarista que exigia o fechamento do STF, do Congresso e a restituição do AI-5 no país Reprodução/Redes sociais
eduardo-bolsonaro-allan-dos-santos-reproducao Allan dos Santos e Eduardo Bolsonaro Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro acompanhado de ministro e autoridades, participam da cerimo�?nia �??Brasil pela Vida e pela Família 3 O presidente Bolsonaro Igo Estrela/Metrópoles
0 �??Se tivesse visto o Allan dos Santos, teria apertado a mão dele, dado um abraço nele, e ponto final�?�, concluiu o presidente.
Bolsonaro costuma dizer que o aliado teve a prisão decretada por �??crime de opinião�?�, mas o ministro do STF Alexandre de Moraes listou outros crimes dos quais Allan dos Santos é acusado ao autorizar a prisão preventiva do extremista bolsonarista.
Segundo Moraes, �??a Polícia Federal apresentou indícios fortes, plausíveis e razoáveis da vinculação do representado Allan Lopes dos Santos à prática de diversos crimes�?�.
Mais sobre o assunto Brasil The Economist diz que democracia decai e critica Bolsonaro e Lula Guilherme Amado Bolsonaro dá outra versão sobre sua conversa com Joe Biden Justiça STF pede posição da PGR sobre Bolsonaro e Torres com Allan dos Santos Brasil Bolsonaro diz que estudará dar indulto a Allan dos Santos Moraes afirma que Allan dos Santos é um dos líderes do grupo criminoso responsável por atacar integrantes das instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral, reforçar o discurso de polarização e gerar animosidade na sociedade brasileira.
Allan dos Santos, segundo o ministro, montou uma �??verdadeira estrutura destinada à propagação de ataques�?� contra o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Senado Federal, com foco voltado contra a CPI da Pandemia.
O ministro aponta que Allan dos Santos é suspeito de cometer crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, calúnia, difamação, injúria, incitação ao crime de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Moraes afirma que é importante destacar que as �??condutas criminosas�?� de Allan dos Santos têm a intenção de �??fazer dinheiro�?�. Ele diz que, apesar das medidas cautelares impostas anteriormente, o extremista ampliou o protagonismo na organização criminosa da qual faz parte.
Ação no Supremo A ministra Cármen Lúcia, do STF, solicitou na última terça-feira (14/6) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Justiça, Anderson Torres, durante a mais recente visita das autoridades brasileiras aos Estados Unidos.
Na ocasião, o chefe do Executivo federal e outros membros da comitiva presidencial participaram de motociata com apoiadores. Entre os presentes, estava Allan dos Santos.
O militante e dono do extinto site Terça Livre é investigado em dois inquéritos na Suprema Corte: um sobre a propagação de fake news e outro sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Bolsonaro diz que abraçaria Allan dos Santos se o encontrasse nos EUA apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que Terra é plana, aponta Datafolha

A Terra é plana para 8% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 7% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo relatório do instituto Datafolha. A pesquisa, realizada entres os dias 8 a 11 de abril deste ano, perguntou aos brasileiros sobre o formato do planeta Terra. No resultado, foi

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa. Em nota, a empresa diz que essa atualização "acontecerá em maio tendo

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada