Bolsonaro diz a Biden que sente ‘soberania da Amazônia ameaçada’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente Jair Bolsonaro falou, nesta quinta-feira (9/6), durante encontro com o presidente Joe Biden, na 9ª Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, que, “por vezes”, sente a soberania do Brasil sobre a Amazônia ameaçada.

 

A preocupação do presidente foi seguida de afirmações de que o Brasil é um dos países que mais preservam seu território e repetiu que “85% da Amazônia está de pé”.

 

Ele ainda afirmou que o planeta depende do Brasil para sua alimentação, falou sobre a Guerra Rússia-Ucrânia e voltou a tratar do tema de eleições auditáveis.

 

No primeiro encontro bilateral entre os dois presidentes, Bolsonaro afirmou que a legislação ambiental brasileira, que anteriormente foi duramente criticada por ele, é uma das mais avançadas do mundo e espera que, em um futuro próximo, o país se torne “um dos maiores exportadores de energia limpa do mundo”.

 

O chefe do Executivo finalizou o tema afirmando que o Brasil é um exemplo ambiental para os outros países.

 

Apesar da alta do número de pessoas com fome no país, o presidente disse que “o mundo depende muito do Brasil para sua sobrevivência”, pois a produção nacional seria responsável pela alimentação de 1 bilhão de pessoas.

Logo após dizer para o presidente Biden que torce para a construção de uma saída para o conflito entre Rússia e Ucrânia, Bolsonaro voltou a colocar em xeque o processo de apuração das eleições brasileiras.

 

Afirmou: “nós queremos eleições limpas, confiáveis e auditáveis para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito”.

Dados falsos e exagerados

Dados apresentados pelo Projeto MapBiomas, em 2020, indicam que 59,7% do Brasil era formado por florestas, 10% a menos do que em 1985, mas isso não significa necessariamente que a vegetação nativa esteja protegida.

 

As áreas que não podem ser desmatadas, como Unidades de Conservação, Áreas de Proteção Ambiental e Reservas Indígenas, respondem a 29% do território brasileiro.

O dado que sobre a preservação da Amazônia, que o presidente já havia apresentado na Cúpula de Líderes sobre o Clima, em 2021, também é superestimado.

 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que 20% da floresta já foi desmatada. Ano passado, foi registrado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia um aumento de 29% de desmatamento em relação a 2020, sendo o pior dado dos últimos 10 anos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Congresso analisa e pode derrubar vetos de Lula nesta quarta; saiba o que está em jogo

O Congresso Nacional realiza sessão conjunta nesta quarta-feira, 24, para analisar matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os vetos em tramitação no Legislativo estarão na pauta, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). A análise de alguns, porém, pode ser adiada caso não haja acordo para incluí-los

Lula diz que não esqueceu da ‘cervejinha’ nem da ‘picanha’ que prometeu durante campanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira, 23, que não se esqueceu da "cervejinha" e nem da "picanha" que prometeu durante campanha eleitoral quando era, até então, candidato. Em café com jornalistas, o presidente falou que tem clareza de todas as coisas que prometeu para o povo brasileiro, além de "todas

Moraes manda PF aprofundar investigação sobre fraude em cartão de vacina de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou que a Polícia Federal (STF) aprofunde as investigações que ligam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma fraude no cartão de vacinação. O pedido do PGR, Paulo Gonet foi feito após análise do relatório em