Bolsonaro critica governadores do NE por serem contra redução do ICMS

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (30/6) que governadores da Região Nordeste estão �??unidos�?� contra a população, �??contra o contribuinte, contra o trabalhador�?�.
Durante sua transmissão ao vivo nas redes sociais, o mandatário da República comentou a ação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual 11 estados e o Distrito Federal se manifestaram contra a lei que dispõe sobre a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.
Em 23 de junho, o presidente da República sancionou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que limitou o ICMS sobre produtos essenciais, entre os quais os combustíveis. 
[/relatedposts De acordo com o texto, produtos como energia elétrica, combustíveis, comunicações e transportes coletivos passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados de cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17% e 18%.
�??Doze governadores entraram na Justiça, no Supremo Tribunal Federal, contras essa redução. Doze. Vocês sabem que a Região Nordeste comporta nove estados. Esses nove governadores entraram na Justiça para não diminuir o preço dos combustíveis. [�?�] Ou seja, o pessoal do Nordeste, os governadores do Nordeste, estão unidos contra você, contra o contribuinte, contra o trabalhador�?�, afirmou Bolsonaro.
O que dizem os governos estaduais Ainda quando a proposta estava em discussão no Congresso Nacional, os governadores foram contrários ao texto. Segundo eles, a medida pode causar perda de cerca de R$ 100 bilhões em arrecadação, prejudicando serviços como saúde.
Na ação apresentada ao STF, os governadores argumentaram que a lei representa uma intervenção inédita da União sobre os entes da federação por meio da desoneração.
No texto, também apontam que a competência para definir as alíquotas de tributos estaduais e distritais é apenas dos governos respectivos e a iniciativa da União de desrespeitar esse preceito constitucional seria uma ofensa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.O post Bolsonaro critica governadores do NE por serem contra redução do ICMS apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Marielle teve atuação discreta em projeto de lei sob suspeita da PF de originar assassinato

(FOLHAPRESS) - A vereadora Marielle Franco (PSOL) teve atuação discreta durante os debates sobre o projeto de lei que, segundo suspeita a Polícia Federal, coincide com a "origem do planejamento" do seu assassinato, executado em março de 2018. A PF afirma, em relatório do caso enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que as divergências de

PF faz operação contra suspeito de criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quinta (28) contra uma pessoa suspeita de criar em rede social um perfil falso do ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com a PF, o suspeito criou a página no Instagram com nome e foto sem autorização do ministro da Justiça e

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi anunciada, nesta quinta-feira, 28, como uma das participantes do evento Global Citizen NOW, que acontecerá em Nova York em maio e contará com a presença de presidentes, primeiros ministros e ativistas. A conferência tem como tema a pobreza extrema e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)