Bolsonaro: Brasil pode trocar comida por diesel em caso de desabastecimento

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (7/06) que, em um eventual caso de desabastecimento de diesel no mercado interno, o Brasil poderá “partir para o escambo”, trocando alimentos por diesel.
“Vou falar um absurdo para você aqui. Podemos partir para o escambo, a troca. Tem país que refina petróleo e tem diesel em abundância, nós temos alimentos. O que é mais importante, alimento (combustíveis) ou comida? Os dois são importantes. Mas a comida é mais importante”, apontou em entrevista ao SBT News.
O chefe do Executivo disse ainda que o país deve voltar à normalidade “em meu entender” �?? em relação ao abastecimento de combustível �?? com o fim da guerra da Rússia na Ucrânia.
“Nós alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas mundo afora. Então, nós damos garantia alimentar para nós e para grande parte da população mundial. Então, nós temos como medidas partir, até mesmo, para o escambo. Logicamente, que se esta guerra acabar lá fora, tudo no meu entender volta à normalidade”.
Bolsonaro ainda defendeu a construção de refinarias. “Neste momento, acredito que nós deveríamos colaborar (para) fazer refinarias no Brasil, para daqui a 4, 5, 6 anos não estejamos passando uma crise como estamos passando agora. Se lá fora não tiver refino, vai faltar diesel no mundo todo”, completou.
O presidente também falou sobre a proposta de zerar impostos sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e compensar governadores.
“Uma tremenda de uma proposta apresentamos. No tocante à gasolina, eu vou zerar o PIS, Cofins e Cide, impostos federal, da gasolina. Aí se abaixa imediatamente R$ 0,79 centavos no litro da gasolina. A questão do álcool, vamos fazer a mesma coisa. Não vai ter imposto federal no álcool”.
Já em relação ao diesel, parte da perda de arrecadação dos governadores seria paga pelo Tesouro.
“O que nós propusemos agora? A parte do ICMS que vai para os governadores, não vai mais. Essa parte quem vai pagar sou eu. Você abaixa o preço do combustível na ponta lá. Então, para o diesel a sugestão é essa”, concluiu.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Dino leva ao plenário decisão que desbloqueou WhatsApp

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ministro Flávio Dino levou ao plenário do STF o julgamento de uma decisão que desbloqueou o WhatsApp no Brasil mesmo após o aplicativo ter sido acusado de violar decisões judiciais. O caso estava em análise no plenário virtual, mas teve um pedido de destaque de Dino. Agora, o julgamento

Lula procura Lira, Pacheco e outros ministros do STF para diminuir tensão entre Poderes

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) pretende buscar Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandam a Câmara e o Senado, respectivamente, além de outros ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), em um esforço para diminuir as tensões entre os Poderes. Nesta sexta-feira (19), Lula tratou da sua articulação política em um

Grampo pega vereador de Ferraz cobrando propina de pagodeiro do PCC

No rastro de fraudes em licitações sob influência do PCC, que infiltrou uma quadrilha em prefeituras e câmaras municipais do interior e da Grande São Paulo, os investigadores da Operação Muditia, do Ministério Público estadual, grampearam mensagens que revelam a suposta combinação de propina entre o suposto 'cabeça' do esquema, o cantor de pagode Vagner