BH celebra Dia do Rio da Velhas com projeções em prédios do Centro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
No dia 29 de junho é celebrado o “Dia do Rio das Velhas”. A data é para destacar a importância do manancial, que abastece 70% da capital e metade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Para comemorar, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) fará projeções, nesta terça-feira (véspera) e na quarta, em prédios no Centro de Belo Horizonte.

As mensagens, que poderão ser vistas do mirante da Rua Sapucaí durante a noite, chamarão a atenção para o quadro de insegurança hídrica vivido na bacia hidrográfica e na Grande BH, para os principais fatores que impactam negativamente o rio e para a necessidade urgente de revitalização do território.

Campanha ‘Rio das Velhas Eu Faço Parte’


A busca pela segurança hídrica, saneamento universal, segurança de barragens e por recolocar a revitalização do Rio das Velhas no centro da agenda político mineira são eixos da campanha ‘Rio das Velhas Eu Faço Parte’, promovida pelo Comitê em 2022.
 
O propósito é destacar os principais fatores de pressão que têm impactado gravemente o Rio das Velhas em quantidade e qualidade de águas, mobilizar a sociedade e visibilizar a necessidade de incorporar a revitalização do Rio das Velhas na agenda político-institucional mineira.
De acordo como o Comitê, mesmo com águas melhores do que há 20 anos, 16 municípios de um total de 51 na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas não possuem coleta e nem tratamento de esgoto. O lixão é a destinação final de resíduos sólidos que predomina na Bacia: ocorre em 14 municípios (33% do total).

Duas barragens de rejeitos inseridas no Alto Rio das Velhas – de onde vem a água que abastece 50% da Região Metropolitana de Belo Horizonte – se encontram no nível máximo de risco iminente. Qualquer eventual rompimento ali pode levar a Grande BH a um caos hídrico.

Pirajú é o novo mascote da bacia


Você sabia que o Dourado (Salminus franciscanus) é o símbolo da bacia hidrográfica do Rio das Velhas? A espécie nativa é indicadora de boa qualidade da água e reconhecida pela população como peixe nobre, lutador e bravio.
Uma votação popular na internet, com mais de 200 votos, batizou o novo personagem da bacia hidrográfica. Com 25%, Pirajú venceu a disputa e, agora, dá nome ao mascote do Rio das Velhas.
Palavra de origem tupi, Pirajú significa peixe amarelo/dourado, em referência à coloração característica do animal. Em segundo lugar ficou Kûara (23%), seguido por Dodô (19%), Valente (18%) e Aurélio (13%).
O Pirajú será agora o  guia para ações de educação ambiental e mobilização social na bacia hidrográfica do Rio das Velhas, com a missão de apresentar os principais problemas, fatores de pressão e belezas naturais que este território abriga.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no