FBF divulga fórmula e grupos das categorias sub-15 e sub-17 do Campeonato Baiano

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a...

Tribunal Superior Eleitoral divulga patrimônio de sete presidenciáveis

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, neste domingo...

João Guilherme fala de relacionamento de amizade com Léo Picon

João Guilherme e Jade Picon foram namorados por anos,...

Disputa pelo Planalto traz debate sobre desigualdade de gênero na política

Pela primeira vez, o Brasil terá, desde a redemocratização,...

BH celebra Dia do Rio da Velhas com projeções em prédios do Centro

Publicado em:

Compartilhe esse artigo
No dia 29 de junho é celebrado o “Dia do Rio das Velhas”. A data é para destacar a importância do manancial, que abastece 70% da capital e metade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Para comemorar, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) fará projeções, nesta terça-feira (véspera) e na quarta, em prédios no Centro de Belo Horizonte.

As mensagens, que poderão ser vistas do mirante da Rua Sapucaí durante a noite, chamarão a atenção para o quadro de insegurança hídrica vivido na bacia hidrográfica e na Grande BH, para os principais fatores que impactam negativamente o rio e para a necessidade urgente de revitalização do território.

Campanha ‘Rio das Velhas Eu Faço Parte’


A busca pela segurança hídrica, saneamento universal, segurança de barragens e por recolocar a revitalização do Rio das Velhas no centro da agenda político mineira são eixos da campanha ‘Rio das Velhas Eu Faço Parte’, promovida pelo Comitê em 2022.
 
O propósito é destacar os principais fatores de pressão que têm impactado gravemente o Rio das Velhas em quantidade e qualidade de águas, mobilizar a sociedade e visibilizar a necessidade de incorporar a revitalização do Rio das Velhas na agenda político-institucional mineira.
De acordo como o Comitê, mesmo com águas melhores do que há 20 anos, 16 municípios de um total de 51 na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas não possuem coleta e nem tratamento de esgoto. O lixão é a destinação final de resíduos sólidos que predomina na Bacia: ocorre em 14 municípios (33% do total).

Duas barragens de rejeitos inseridas no Alto Rio das Velhas – de onde vem a água que abastece 50% da Região Metropolitana de Belo Horizonte – se encontram no nível máximo de risco iminente. Qualquer eventual rompimento ali pode levar a Grande BH a um caos hídrico.

Pirajú é o novo mascote da bacia


Você sabia que o Dourado (Salminus franciscanus) é o símbolo da bacia hidrográfica do Rio das Velhas? A espécie nativa é indicadora de boa qualidade da água e reconhecida pela população como peixe nobre, lutador e bravio.
Uma votação popular na internet, com mais de 200 votos, batizou o novo personagem da bacia hidrográfica. Com 25%, Pirajú venceu a disputa e, agora, dá nome ao mascote do Rio das Velhas.
Palavra de origem tupi, Pirajú significa peixe amarelo/dourado, em referência à coloração característica do animal. Em segundo lugar ficou Kûara (23%), seguido por Dodô (19%), Valente (18%) e Aurélio (13%).
O Pirajú será agora o  guia para ações de educação ambiental e mobilização social na bacia hidrográfica do Rio das Velhas, com a missão de apresentar os principais problemas, fatores de pressão e belezas naturais que este território abriga.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nove bairros ficam sem água em Belo Horizonte neste domingo (07/08)

Nove bairros da região Oeste tiveram o fornecimento de água interrompido neste domingo (7/8), para "manutenção operacional", segundo a Copasa.O abastecimento deverá ser retomado ainda hoje, de forma gradativa,...

Acidente deixa motociclista gravemente ferido na BR-262

 Um homem, cuja idade não foi revelada, sofreu ferimentos graves ao cair de uma motocicleta no quilômetro 378, da BR-262, próximo ao Palácio dos Leilões, em Juatuba, Região Metropolitana...

Cartório eleitoral é atacado em Sete Lagoas

Uma porta de vidro do cartório eleitoral em Sete Lagoas, região Central do Estado, ficou destruída após ataque contra o prédio. O ato de vandalismo aconteceu durante a noite...