Bebê de 2 anos (quase) na puberdade. “O seu ambiente estava contaminado”

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Erica Brownsell percebeu desde cedo que o seu filho estava se desenvolvendo  mais depressa do que os outros bebês, no entanto, foi apenas quando começaram a aparecer pelos púbicos na criança que decidiu consultar um médico.

“Ele pesava cerca de 11 kg quanto tinha um ano e engordou cerca de dois quilos entre os 12 e os 18 meses”, contou ao Insider.

De acordo com o que contou à publicação, o pediatra, especializado em endocrinologia, ficou perplexo durante a consulta, em março.

Para além do peso e do tamanho “considerável” que tem o seu pênis, segundo conta Erica, foi registrado um nível de testosterona muito alto. Os níveis, que deviam ser reduzidos com dois anos, eram os de um homem adulto – o endocrinologista também a informou de que a sua densidade óssea era a de uma criança de quatro a cinco anos.

As hipóteses de um tumor endócrino ou de uma doença congênita foram colocadas em cima da mesa, mas as análises não davam um diagnóstico certo. “Foi muito assustador”, contou à Insider, acrescentando: “Ninguém sabia o que ele tinha”.

Foi só quando um colega do endocrinologista sugeriu que a criança pudesse estar exposta a níveis elevados de testosterona artificial que se começou a trilhar no diagnóstico.

“O meu marido usa um gel de testosterona há vários anos”, explicou a progenitora, acrescentando que o pai da criança sofria de uma condição que o fazia realizar um tratamento nos testículos. Erica contou que ficou “chocada” ao saber que a colocação tópica do gel, diariamente, podia estar tendo efeitos no filho. “Passei dois anos da minha vida achando que o estava protegendo e a tomar conta dele quando, afinal, o seu ambiente estava contaminado”, confessou.

�? publicação, um especialista explicou que a absorção do gel ou creme com testosterona artificial – que é usado, normalmente, nos antebraços e ombros – “nunca é completa”. “Há sempre alguma testosterona que fica na pele, mesmo horas depois da aplicação. Os membros da família e outras pessoas que tenham contato próximo com o paciente estão em risco direto de exposição”, explicou Benjamin Udoka Nwosu.

“Os estudos mostram que mesmo que se cubra o local com uma t-shirt,  40 a 48% do hormônio artificial pode ser transferido”, indicou, acrescentando que a exposição pode ser perigosa para as crianças, já que podem entrar na puberdade mais cedo do que é usual. Os sintomas são o aparecimentos dos pelos púbicos e nas axilas, assim como acne e o crescimento dos órgãos sexuais.

O pediatra que consultaram disse aos pais, no entanto, que os níveis de testosterona iam voltar ao normal após o progenitor substituir o seu tratamento tópico por injeções.

“Barnaby vai deixar de crescer tão rapidamente”, garantiu, explicando que foi encontrada uma solução relativamente cedo.

“Nunca vamos saber como é que ele era suposto ser com dois anos”, disse Erica ao Insider.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rússia diz ter comprovado ligação da Ucrânia com atentado em Moscou

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Comitê de Investigação da Rússia afirmou nesta quinta-feira (28) ter provas de que a Ucrânia tem ligações com o ataque terrorista em Moscou da semana passada. De acordo com a comissão, os autores do atentado receberam dinheiro de "nacionalistas ucranianos". "Como resultado do trabalho com terroristas detidos (...) foram

Lula considera como ‘grave’ veto a candidata opositora na eleição da Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera ‘grave’ que a opositora venezuelana, Corina Yoris, não possa concorrer as eleições presidenciais, marcadas para julho deste ano. “Fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça, María Corina Machado, indicar uma sucessora, Corina Yoris. Achei

Ex-magnata das criptomoedas é condenado a 25 anos de prisão nos EUA

O cofundador da plataforma FTX Sam Bankman-Fried, acusado de cometer a “fraude da década”, foi condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos. A sentença foi anunciada na tarde desta quinta-feira (28), pelo juiz Lewis Kaplan. O responsável pela sentença afirmou que o ex-bilionário agiu “com ambição” e “sem remorso”. Bankman-Fried já foi um