Banco Central eleva juros básicos para 13,25% ao ano

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Banco Central eleva juros básicos para mais de 13% ao ano.ebcebc

Em meio aos impactos da guerra na Ucrânia sobre a economia o Banco Central continuou a apertar o cinto. Por unanimidade o Copom – Comitê de Política Monetária –  elevou a taxa Selic, que são juros básicos da economia, de 12,75% para 13,25% ao ano.

A decisão era esperada pelos jornalistas financeiros mas o Copom surpreendeu o mercado ao informar que vai continuar a subir os juros na próxima reunião.

O órgão destacou que a Selic vai aumentar até que a inflação esteja sob controle.

Taxa que serve de base para os demais juros da economia a Selic é o principal instrumento do Banco Central para assegurar a inflação. Ao subir os juros a autoridade monetária encarece o crédito mas inibe a produção e o consumo.

A alta da Selic foi criticada pelo setor produtivo. Em nota a CNI – Confederação Nacional da Indústria – classificou a decisão do Banco Central de equivocada, para a entidade o aumento do juros vai atrapalhar a recuperação da economia, no momento em que a inflação começa a desacelerar.

Economia Brasília 15/06/2022 – 22:13 Fábio Massalli / Beatriz Arcoverde Wellton Máximo �?? Repórter da Agência Brasil Taxa Selic quarta-feira, 15 Junho, 2022 – 22:13 1:14

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS