Governo publica exoneração de Pedro Guimarães

A demissão de Pedro Guimarães da presidência da...

Na Praia volta em novo endereço e com programação para toda a família

Após dois anos de hiato, o Na Praia volta...

Dono de boliche acusado de homofobia é perito da Polícia Federal

Um dos donos do estabelecimento Capitão Boliche, denunciado por...

CPI em Uberlândia investiga contratos da Secretaria de Saúde

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vai investigar contas...

Aumenta o lobby da Globo e da XP para destravar a Liga dos clubes

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Desde a segunda quinzena de março está em discussão a formação da Liga do Brasil (Libra), uma liga de futebol que, pelo menos no papel, pode mudar o patamar do esporte no país, e, a longo prazo, fazê-lo competir até com os principais torneios europeus.

Mais sobre o assunto Futebol ETC Saiba como aconteceu o “Inferno de Jô” em apenas sete dias Futebol ETC Por onde andam os palmeirenses que pediram a cabeça da Tia Leila? Mas a Libra ficou emperrada por falta de consenso entre os clubes, a maioria deles contrária ao modelo de negócio que foi apresentado. Segundo esses insatisfeitos, o modelo privilegia os mesmos clubes de sempre, como Flamengo e Corinthians – só para citar os dois de maiores torcidas.

Antes mesmo de ser criada, a Libra tem o apoio de empresas como  XP Investimentos e Alvarez & Marsal. E existem outros grupos interessados em gerir a liga brasileira, como a Codajas Sports Kapital, ligada ao BTG, e a Livemode.

Enquanto se arrasta a discussão entre os principais atores do espetáculo (leia-se: os clubes das séries A e B), aumentou agora um lobby da XP Investimentos e da Rede Globo de Televisão para tentar destravar o debate.

No decorrer da semana, saiu o “Relatório XP Convocados: Finanças, História e Mercado do Futebol Brasileiro em 2021”, mostrando que a receita global dos clubes brasileiros foi de R$ 6,6 bilhões, um crescimento de apenas 1% em relação aos anos anteriores.

Dirigentes da XP plantaram notinhas em colunas importantes da mídia, assegurando que a única saída para a receita dos clubes voltar a crescer seria a implementação da Libra. 

Junte-se a isto uma recente entrevista concedida por Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos da Globo, que – como principal comprador de direitos de transmissões no Pais – está articulando para que a Libra se viabilize o mais rapidamente possível.

“Acompanho essa discussão com atenção e certo otimismo”, disse o diretor global. “Hoje, há empenho dos clubes, uma sinalização da CBF, uma expectativa do mercado. Esse ambiente de discussão e criação das SAFs também ajudou, creio. A Globo mantém diálogo constante com os clubes e quem procura atuar com eles. O futebol é importante para a empresa”.

Apesar do forte lobby em torno dessa discussão, não sabemos se essa estratégia será suficientemente convincente para mudar a opinião de cartolas de clubes como o Athletico-PR e Fluminense, por exemplo, que mantém o firme propósito de não aderir ao movimento.

O fato é que a Libra só será possível com 100% de adesão dos clubes. Sobretudo porque não existe “meia Liga”. É tudo ou nada.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no.canal do Metrópoles.

O post Aumenta o lobby da Globo e da XP para destravar a Liga dos clubes apareceu primeiro em Metrópoles.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo. Filha de novelista da Globo relata caso de racismo em prédio

A novelista Renata Dias Gomes, com passagem pela Globo e premiada com o Emmy Internacional por Império, relatou em suas redes sociais um episódio...

Geisy Arruda diz que foi barrada do Ilha Record por “motivo banal”

A modelo Geisy Arruda revelou que foi barrada na seleção para participar do reality show Ilha Record, mesmo que tenha sido convidada. De acordo...

Vocalista do Jota Quest revela detalhes de turnê de 25 anos da banda

Rogério Flausino participou do podcast Bulldog Show, apresentado por Tuka Carvalho e Vivy Tenório, nesta terça-feira (28/06). Durante a entrevista, o vocalista do Jota...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com