AstraZeneca: validade estendida é eficaz e segura, diz professor da UFMG

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Quem foi aos pontos de vacinação contra a COVID nas últimas semanas pode ter sido informado de que o imunizante ofertado era uma dose da AstraZeneca com prazo de validade estendido. A situação gerou dúvidas sobre a segurança e a eficiência da vacina, mas especialista ouvido pelo Estado de Minas garante que não há qualquer risco em se proteger do coronavírus com o medicamento.
Segundo o professor do Departamento de Microbiologia da UFMG e pesquisador do CT-Vacinas, Flávio Guimarães, a alteração do prazo de validade de medicamentos e vacinas não é uma medida extraordinária. Empresas podem verificar que um produto segue eficiente e seguro após prazo de validade previsto em bula e solicitar uma extensão do período aos órgãos reguladores.
??Isso acontece no momento em que temos uma demanda muito grande no mundo inteiro, então é uma questão estratégica para que o mundo consiga usar mais vacinas e estocar por um tempo maior. O fabricante apresentou um novo laudo mostrando que a vacina continuará eficaz e segura por um prazo além do que estava na bula. Com a documentação em mãos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu a extensão?, aponta.
Em abril, a Anvisa aprovou, por unanimidade, a ampliação do prazo de validade de seis para nove meses nas vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca. 
Com a medida, profissionais de saúde informam a quem será vacinado, antes de aplicar o imunizante, que a data apontada no frasco do medicamento foi estendida. Em Belo Horizonte, quem foi atualizar o calendário de proteção contra a COVID conta que ouviu reclamações de pessoas que se sentiram inseguras e até recusaram receber a dose da Fiocruz.
Flávio Guimarães reforça que a decisão da Anvisa é confiável e que não há razão para evitar a imunização com doses da AstraZeneca que tiveram a validade ampliada. O professor da UFMG aponta que a agência brasileira é respeitada internacionalmente como um órgão muito cuidadoso na aprovação de produtos.
??Tudo está muito bem documentado e provado. A Anvisa é um dos órgãos mais rigorosos do mundo junto com o FDA (Food and Drug Administration, agência estadunidense)e o órgão europeu e em todos esses órgãos essa extensão foi aprovada. Trata-se de uma medida global apresentada pela própria AstraZeneca?, aponta.

Sem motivos para preocupação

Nesta semana, a Prefeitura de Belo Horizonte começa a estender os chamados para vacinação de pessoas com mais de 40 anos para a quarta dose da vacina contra o coronavírus. Até a quarta-feira (29/6), cerca de 384 mil moradores da capital poderão atualizar o calendário de proteção contra a COVID.
Quem tomar a AstraZeneca pode ficar tranquilo, conforme explicado pelo professor Flávio Guimarães. A extensão da validade garante não apenas que não há risco de efeitos adversos graves como uma proteção para casos graves da doença sem nenhuma defasagem em relação ao imunizante no prazo de validade original.
O professor explica que a garantia de segurança e eficácia do produto é ponto primário para o pedido de extensão da validade de qualquer produto na Anvisa.
??Isso é uma das coisas que têm que ser demonstradas: que a eficácia permanece a mesma, assim como a segurança . São os dois pontos mais avaliados quando esse tipo de solicitação é apresentada. Certamente ela permanece eficaz e segura e não há risco ou diminuição de proteção associados às doses de AstraZeneca ou qualquer vacina aprovada pela Anvisa?, conclui

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no