‘Arraiá do Aconchego’ reúne multidão no 1º dia em Candeias 

A reestreia do 'Arraiá do Aconchego' nesta quinta-feira...

MP diz que vai investigar denúncias a Fundação Doutor Jesus

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que...

Altos-PI terá mudança para receber a visita do Vitória

O Altos-PI não poderá contar com o meio-campista...

Às vésperas do inverno, vacinação contra gripe está empacada

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Mais de 70 dias após o início da vacinação contra a gripe, somente dois grupos que pertencem ao público-alvo prioritário da campanha atingiram 50% da meta. A imunização contra a influenza não deslancha, o que acendeu sinal de alerta no Ministério da Saúde, às vésperas do inverno – a estação começa na terça-feira (21).

 

O maior problema do adoecimento por gripe nesse período é que o acúmulo de enfermos pode pressionar os serviços de saúde do país.

 

Fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação: crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores. Dessas pessoas, somente funcionários da saúde e idosos ultrapassaram metade do público a ser imunizado.

 

Ao todo, 56,8% dos idosos tomaram a dose de proteção contra a gripe. Dos trabalhadores da saúde, 56,4%.

 

Os dados foram analisados pelo Metrópoles, com base em material publicado pelo LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde.

 

Gestantes e puérperas, que são mulheres que deram à luz em um período de até 45 dias, apresentam a menor procura pela proteção, com 32,3% e 33,3% do público imunizado, respectivamente.

 

Veja o percentual de vacinação, subdividido por categoria:

Puérperas – 33,3%
Povos indígenas – 45,5%
Gestantes – 32,3%
Crianças – 40,1%
Trabalhadores da saúde – 56,4%
Idosos – 56,8%
Professores – 42,9%

 

A baixa demanda preocupa o Ministério da Saúde. No começo do mês, a pasta prorrogou a campanha até 24 de junho. A ação estava prevista para ser encerrada em 3 de julho.

 

A partir de 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população, enquanto durarem os estoques do imunizante. A iniciativa começou em 4 de abril.

 

Neste ano, o público-alvo soma 77,9 milhões de pessoas. Até sexta-feira (17), foram aplicadas 33,4 milhões de doses. O Ministério da Saúde distribuiu 79,9 milhões de unidades do fármaco.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20% dos pacientes adultos ficam com sequelas da covid, diz CDC

Segundo um estudo feito pelo  Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), publicado nesta quarta-feira (22), mostrou que um  a cada cinco...

Nova vacina contra herpes-zóster começa a ser vendida no Brasil

A primeira vacina contra o vírus herpes-zóster já está sendo comercializada nas clínicas particulares do Brasil. A imunização, que é feita com duas...

Bahia registra 1.903 casos de Covid-19 e uma morte em 24h

O estado da Bahia registrou nas últimas 24 horas 1.903 casos de Covid-19, 978 recuperados e uma morte pela doença. Os dados são...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com