Artista aposta na promoção de performances criativas em shoppings e eventos pela cidade

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Do nada, o corredor de uma ala do shopping vira coreto de praça. Forró tocando, a quadrilha marca o passo e personagens juninos animam quem circula por ali e, de repente,  se dá conta que já está dançando junto. A Parada de São João arrebata mesmo e o desfile não passa despercebido por ninguém. Por trás dessa performance criativa – que cada vez mais vem ocupando espaço em centros de compras e eventos pela cidade – está a Companhia Kika Tocchetto (@ciakikatocchetto). Atuando há 15 anos no cenário artístico de Salvador na produção de espetáculos musicais de dança, a artista e empreendedora Kika Tocchetto repensou o jeito de fazer espetáculo, depois de toda perda que a pandemia provocou no setor.

�??Na pandemia, o faturamento foi para zero, não tínhamos nada. O que eu vou fazer? Lá no mato, fui pensar projetos. Quando as coisas começaram a voltar, eu estava com várias ideias e isso foi um �??pulo do gato�?? para mim. (Re)começamos com um Drive de Páscoa, depois a Parada de Primavera em um shopping da cidade. Em seguida, um espetáculo na inauguração do Centro de Convenções e aí não paramos mais�?�, conta.

Na retomada de eventos presenciais na capital, ao invés de voltar para o palco, Kika viu uma nova oportunidade de levar a arte para públicos diversos, criando experiências para além do teatro. Só esse ano já foram mais de 100 eventos, um incremento em torno de R$ 20 mil por cada projeto, o que representou um aumento de 300% no faturamento da Companhia Kika Tocchetto.

�??Consegui formar minha equipe novamente, dar emprego para 20 pessoas e indiretamente mais algumas. Enfim, a gente começou a movimentar a coisa de novo. Somos, sem dúvidas, a primeira companhia a trazer a arte dessa forma que se apresenta hoje. Imagino que iniciamos um novo ciclo na cidade e no estado, criando e sentindo o que toca o coração do público�?�.

No mês passado, Kika liderou mais performances no Carnasal e Modão Salvador. Agora em junho, a companhia segue com a Parada de São João não só no Shopping da Bahia, mas também em festas pelo interior em Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Amargosa, Praia do Forte Cruz das Almas.

�??Essa mudança do circuito reduz nossos riscos enquanto empreendedores artísticos. Quando você vai fazer um espetáculo no teatro, eu faço um pré-investimento: pago os ensaios, espaço, alugo o teatro, crio todo um material gráfico e de divulgação, que na hora da bilheteria é que a gente vai ver se vai ser pago ou não. Isso não existe quando esse espetáculo ele já sai comprado por um cliente�?�, comenta.

No calendário da companhia já está também a presença garantida no Salvador Fest, além da previsão de um projeto para o mês das crianças, o Halloween e o musical de Natal na Praça do Campo Grande e no bairro de Periperi, no subúrbio.  

�??Na última edição do Natal foram oito apresentações acontecendo ao mesmo tempo, mobilizando uma equipe de mais de 100 artistas. São mais de 1 milhão de pessoas que assistem. Muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de ir ao teatro e se surpreendem com o espetáculo. O Natal sempre me toca e me marca muito. �? muito gratificante fazer�?�.

No geral, além de shoppings, empresas e festas, Kika também tema atendido eventos familiares. O valor da performance vai depender muito da proposta, formato e quantidade de artistas envolvidos. �??Na Páscoa, por exemplo, realizamos várias ações em condomínios com o nosso coelho e as coelhetes, com o desfile e oficinas de biscoito. Um personagem desse, vai custar uma média de R$ 1,5 mil e daí multiplicamos isso pelo número personagens que o cliente vai decidir colocar�?�, afirma.

Novos circuitos
O próximo passo da companhia é ganhar território, levando as performances para shoppings de outras cidades e estados. Além disso, no ano que comemora mais um aniversário, Kika quer trazer para não só para o teatro, mas para a praça pública o musical Viva Bahia, produção que valoriza a cidade de Salvador e os símbolos do povo baiano. A ideia é também rodar escolas e cidades do interior, além de eventos.  Uma célula desse espetáculo, inclusive, foi apresentada na inauguração do Centro de Convenções de Salvador, em 2020.

�??Quando o mundo parou, aí que entrou o artista. Nós precisamos usar de toda criatividade para fazer as coisas acontecerem. Nunca deixei de apostar. Sabia que aquele tempo era necessário para poder se organizar e voltar com tudo. A cada parada que fazemos, sentimos que deixamos uma alegria para essas pessoas que estão ali. O que movimenta a arte é construir coisas novas�?�, finaliza Kika.
 

PARA EMPREENDER COM ARTE

. Reconheça o que você sabe fazer Estude, se aprimore e aposte nisso.

. Planejamento Tenha bem definida quais suas metas para curto, médio e longo prazo.

. O novo sempre vem Ofereça algo inédito e criativo e além do que seu cliente pede.  

QUEM �?
Kika Tocchetto
 é formada pela Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Marketing pela Unifacs.  Artista e empreendedora, Kika também é fundadora da Companhia Kika Tocchetto. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Por que ler é importante para todos nós?

Tantas pessoas se interessam pela leitura, mas não conseguem uma conexão. A importância da leitura na infância, na juventude e na fase adulta são indiscutíveis, por isso enumero alguns motivos para você se encantar com os livros e com os benefícios que eles trazem. Ler...