Arqueólogos descobrem centenas de objetos antigos em Saqqara, no Egito

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um grupo de arqueólogos descobriu centenas de objetos antigos no Egito. Os tesouros arqueológicos têm cerca de 2.500 anos e estavam na região de Saqqara, a cerca de 15 quilômetros ao sul da capital, Cairo.ebcebc

O arqueólogo e pesquisador do Museu Nacional e da UFRJ Pedro Luiz Von Seehausen destaca a importância dessa descoberta.

São 250 sarcófagos, feitos de madeira pintada, que estavam intactos. Dentro deles os pesquisadores encontraram múmias, amuletos e caixas de madeira. Um desses sarcófagos trazia, ainda, um papiro escrito em hieróglifos, com versos que aparentemente pertencem ao famoso Livro dos Mortos.

Já as 150 estátuas de bronze trazem imagens dos deuses, como Anúbis, Ísis e Osíris, além do arquiteto Imhotep, que construiu a pirâmide de Saqqara. Junto com esses objetos também estavam um instrumento musical chamado sistro, que parece um chocalho, e vasilhas de bronze usadas em rituais de adoração à deusa Ísis.

O pesquisador Pedro Luiz Von Seehausen conta que esses objetos são do período conhecido como Baixa �?poca, contemporâneos às múmias que estão no acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

A equipe responsável por essa escavação trabalha no sítio arqueológico de Saqqara desde 2018. Lá eles também encontraram cosméticos, como delineadores de olhos, e acessórios, como braceletes e brincos. O material descoberto foi enviado para estudo no laboratório do Grande Museu Egípcio, no Cairo, que está em construção e deve ser inaugurado ainda este ano.

* com sonoplastia de Messias Melo.

Cultura Tesouros arqueológicos têm cerca de 2.500 anos Brasília 01/06/2022 – 19:17 Jacson Segundo/ Renata batista Victor Ribeiro* – Repórter da Rádio Nacional Egito Arqueólogos quarta-feira, 1 Junho, 2022 – 19:17 184:00

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS