Após agredir jornalista, vereador é afastado por 30 dias da Câmara de Jacobina

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O vereador Valnei dos Anjos foi afastado da Câmara Municipal de Jacobina, no norte da Bahia, por 30 dias, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período, por ter agredido a diretora de comunicação da prefeitura da cidade durante uma festa. Os vereadores tomaram a decisão com unanimidade em audiência ocorrida nesta quinta-feira (9).

O presidente da Câmara de Vereadores do município, Juliano Cruz, acredita que não seja nem necessário 30 dias para que seja concluído o trabalho de julgamento de Valnei dos Anjos. “Ele está respondendo por falta de ética e decoro e temos provas robustas sobre o fato. Fizemos nosso papel e ele foi afastado por unanimidade, foi um fato que constrangeu toda a Jacobina”, disse. 

Um vídeo das câmeras de segurança do local mostra a agressão do vereador contra a mulher no Arraiá de Santo Antônio, dentro do Parque de Exposições da cidade. Ele agrediu a vítima com xingamentos, empurrões e depois deu um soco na cabeça da jornalista. “A gente abomina qualquer tipo de agressão física ou psicológica a qualquer cidadão, principalmente se tratando de uma mulher, tanto é que a Câmara reagiu o quanto antes para abrir o processo legislativo”, completou o presidente da Casa. 

A diretora de comunicação da Prefeitura de Jacobina, Ellen Mascarenhas, de 31 anos, contou que estava no arraiá como coordenadora de comunicação do evento, acompanhando um influenciador que havia sido contratado para cobrir a festa. Quando os dois estavam a caminho da praça de alimentação para comprar uma água, o vereador Valnei dos Anjos passou por eles e foi cumprimentar o rapaz que estava com a vítima, foi quando aconteceu a agressão.

“Ele pisou na minha bota e eu falei: �??Oxe, vai me derrubar?�??. Depois disso, eu não tinha notado antes de falar, mas ele estava completamente bêbado e imediatamente veio para cima de mim, xingando e me empurrando, e depois me deu um murro na cabeça. Não tinha motivo pra isso, nada justifica, nós não brigamos, ele só pisou na minha bota e eu reclamei”, relatou Ellen.

Segundo a servidora da prefeitura, o que aconteceu depois da agressão foi pior do que o ato em si. “Foi muita exposição, eu me senti muito violentada com os comentários das pessoas me chamando de mentirosa e me desqualificando achando que eu estava mentindo. Mas daí soltaram as imagens e a população viu que eu estava falando a verdade. Mas até então, antes das imagens comprovarem a agressão, o que estava me chateando foi o fato de eu falar que eu fui agredida e as pessoas duvidarem da minha palavra, só acreditaram por causa do vídeo”, declarou a diretora de comunicação. 

Ellen já registrou um Boletim de Ocorrência para que a polícia investigue o ocorrido. Ela conta que espera um pedido de desculpas do vereador, o que ainda não aconteceu. “Eu espero que ele reconheça o erro dele, procure ajuda, entenda a gravidade do que ele fez e melhore para não cometer o mesmo. A nota pública que ele soltou sobre o caso me machucou muito, porque ele se diz inocente, não reconheceu o erro dele”, completou a vítima. 

No posicionamento, o vereador diz que vem à público esclarecer que sempre foi norteado pelo respeito à mulher e que comprovará a sua  inocência após o processo legal.

Nas imagens das câmeras do arraiá, duas viaturas da Guarda Municipal de Jacobina são vistas no local e três agentes veem a agressão. Eles só se aproximam do vereador após duas pessoas terem o segurado. Em seguida, Valnei é levado por outras duas mulheres, como se estivesse alcoolizado.

O núcleo da Comissão de Defesa da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Jacobina emitiu uma nota de repúdio sobre a agressão e a mesa diretora da Câmara de Vereadores disse que espera apuração dos órgãos competentes para tomar medidas administrativas e judiciais contra o vereador. Assim como a OAB, afirmou que também repudia qualquer ato de violência contra as mulheres.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Aceno do governo Lula a estados endividados cria insatisfação com Norte e Nordeste

(FOLHAPRESS) - A decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de renegociar a dívida dos estados abriu uma nova frente de insatisfação entre governadores do Norte e Nordeste, que estão menos endividados e reivindicam medidas alternativas para contemplar as regiões. Apenas quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande

Marielle teve atuação discreta em projeto de lei sob suspeita da PF de originar assassinato

(FOLHAPRESS) - A vereadora Marielle Franco (PSOL) teve atuação discreta durante os debates sobre o projeto de lei que, segundo suspeita a Polícia Federal, coincide com a "origem do planejamento" do seu assassinato, executado em março de 2018. A PF afirma, em relatório do caso enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que as divergências de

PF faz operação contra suspeito de criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quinta (28) contra uma pessoa suspeita de criar em rede social um perfil falso do ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com a PF, o suspeito criou a página no Instagram com nome e foto sem autorização do ministro da Justiça e