Antes de infidelidade, Otto justifica para Rui voto a favor de teto de ICMS

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Apesar da postura contrária ao governador Rui Costa (PT) na análise do projeto de lei que limita em 18% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis, o senador Otto Alencar (PSD), um dos 65 parlamentares que ajudaram a aprovar anteontem a matéria no plenário da Casa, avisou antes ao aliado de que ficariam a favor do governo Jair Bolsonaro na análise da proposta. De acordo com fontes próximas de Otto, ele disse pessoalmente a Rui que votar contra um projeto vendido pelo Planalto e pelo Congresso como forma imediata de reduzir a gasolina e o diesel seria atirar no próprio pé em ano eleitoral, além de fornecer munição grossa para a campanha dos concorrentes. Ao petista, restou a opção de aceitar o argumento.

Gato escaldado
A cautela de Otto tinha razão de ser. Dos senadores baianos, só Jaques Wagner (PT) votou como queria Rui, para quem a proposta tira verba da saúde, educação e segurança. Horas depois, Wagner, o governador e o PT eram chicoteados nas redes e criticados pelos opositores por tentar dificultar a vida das pessoas afetadas pela carestia nos postos.

Amigo oculto
A posição divergente de Otto em relação a Rui no duelo sobre o teto de ICMS não pode ser considerada pontual. Segundo o radar de governismo elaborado pelo portal especializado Congresso em Foco, o índice de votos pró-Bolsonaro do senador e candidato à reeleição é de 82% nos últimos três anos e meio, enquanto a de Wagner foi 13 pontos menor – 69%. Já o terceiro senador baiano, Angelo Coronel (PDS), que também votou a favor do ICMS limitado, tem taxa de 90%. Partido de Otto e Coronel, o PSD no estado também tem alto percentual de governismo, como provam os números dos cinco deputados baianos da legenda: Sérgio Brito (94%), Antonio Brito (91%), Paulo Magalhães (90%), Charles Fernandes (85%) e Otto Filho (78%).  

Recordar faz bem
A recusa de Otto Alencar em atrair impopularidade surge diante do possível crescimento do seu principal adversário na disputa do senado, o deputado federal Cacá Leão (PP). Embora lidere com folga as pesquisas, Otto tem consciência de que Cacá pode ser alavancado pelo candidato da União Brasil a governador, ACM Neto, repetindo 2010, quando o então senador César Borges, antes favorito, acabou engolido na reta final por Lidice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).

Fio de fé
As especulações que apontam o Republicanos como o partido de onde virá o vice de ACM Neto não tiraram, aparentemente, o ânimo do PDT. Mesmo que todos os sinais indiquem caminho fechado para os pedetistas, o presidente da sigla na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior ainda sonha alto com a possibilidade de emplacar o empresário �?ngelo Dourado, herdeiro de uma tradicional família política de Irecê, no palanque de Neto.

Alô, MP!
Pelas estradas e municípios do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, é difícil contar a quantidade de outdoors com cor, forma e mensagem típicas de propaganda eleitoral antecipada feita sem ao arrepio da lei e sem o menor temor dos órgãos de fiscalização. 

Fico satisfeito ao ver este projeto avançar. Infelizmente, há diversos casos em que os homens usaram ácido contra suas companheiras para desfigurar ou matar. �? preciso que o Congresso dê uma resposta
Igor Kannário, deputado federal da União Brasil e autor de um projeto que cria regras para a venda desse produto 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google anunciou que atualizará suas políticas para deixar de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil via Google Ads, o que inclui YouTube, resultados na busca e demais tipos de publicidades contratadas pela ferramenta da empresa. Em nota, a empresa diz que essa atualização "acontecerá em maio tendo

Boulos tem 35,6%; Nunes, 33,7%; Tabata, 14,7%; e Kim, 9,4% em São Paulo, diz pesquisa Atlas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 35,6% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, contra 33,7% do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aponta a pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quarta-feira, 24. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos porcentuais (p.p.). A terceira colocada é a deputada

Moraes arquiva ação de suposto asilo de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concluiu que não há evidências que comprovem que Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. Como revelou o The New York Times, o ex-presidente passou dois dias na missão diplomática em Brasília