ANS garante cobertura de tratamentos de transtorno do espectro autista

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um atraso na fala do filho mesmo antes dos 2 anos foi o sinal de alerta para a professora Viviane Guimarães. Ela conta que sabia que alguma coisa não estava indo bem com o desenvolvimento do pequeno Caio. Ela procurou ajuda médica e iniciou as intervenções precocemente, para estimular o filho. O diagnóstico só veio aos 13 anos. Por isso, Viviane destaca que é muito importante a família procurar ajuda de um profissional se notar qualquer atraso ou mudança no comportamento dos filhos.ebcebc

E agora, as famílias com crianças que se enquadram no transtorno do espectro autista estão mais respaldadas. �? que a ANS – Agência Nacional de Saúde  ampliou as regras de cobertura para os casos de transtornos globais do desenvolvimento, que inclui o transtorno de espectro autista e outras doenças como psicose infantil e síndrome de Rett. Com a nova determinação,  os planos de saúde são obrigados a dar cobertura a qualquer método ou terapia prescrita pelo médico para tratar essas doenças.  

Viviane Guimarães, mãe do Caio, considera que essa é uma grande vitória para as famílias e crianças que têm esses transtornos.

De acordo com a Associação de Amigos do Autismo, o diagnóstico desse distúrbio é essencialmente clínico. Deve ser realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores. Os sintomas característicos estão sempre presentes antes dos 3 anos de idade, com um diagnóstico possível por volta dos 18 meses. Normalmente os pais começam a se preocupar a partir de 1 ano de vida, quando a linguagem não se desenvolve.

Saúde Resolução foi publicada hoje e entra em vigor em 1º de julho Brasília 24/06/2022 – 11:53 Leila Santos / Guilherme Strozi Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Autismo Plano de Saúde ANS sexta-feira, 24 Junho, 2022 – 11:53 144:00

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS