Anaya, caçula da família de gorilas do Zoo de BH, completa 3 anos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
 
Esta quarta-feira (8/6) será de festa no zoológico de BH. Anaya, a gorila caçula da família de sete animais que vivem no local, completa três anos. Para comemorar a data, a equipe de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, gestora do local, vai promover um bate-papo com os visitantes sobre a simpática família e seus hábitos, apresentar as ameaças e como contribuir para a preservação da espécie. 
 
 
A atividade acontece no túnel dos gorilas, de 9h às 11 e de 14h às 16h, e a participação é gratuita.
O aniversário de Anaya, além do desenvolvimento e convívio saudáveis de todo o grupo no zoo de BH, é motivo de comemoração da equipe técnica responsável por seus cuidados. Isso porque Belo Horizonte é a única cidade da América do Sul que tem um grupo de gorilas e, ainda, conseguiu desenvolver um programa reprodutivo dessa espécie ameaçada de extinção. Ao todo, já nasceram na capital mineira cinco gorilas, um deles morreu ainda filhote, em 2021.  
Anaya é a primeira fêmea, um fato menos comum nos grupos que estão sob cuidados humanos em todo o mundo.

Conservação ambiental

Há mais de 40 anos o zoológico de BH mantém gorilas da subespécie Gorilla gorilla gorilla (também chamada popularmente de “gorila da planície ocidental”). Desde então, busca a manutenção e reprodução dos animais. 
Os adultos atuais chegaram em BH vindos de instituições diferentes: 
  • As fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (do Zoológico Howletts �?? Fundação Aspinall), 
  • O macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque)
A chegada dos animais foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês), baseada na experiência de manejo da espécie pelo zooógico de BH e na obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.
Para o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, o sucesso da manutenção desse grupo de gorilas em BH é resultado do reconhecimento da comunidade internacional sobre o empenho e dedicação da equipe técnica do local. 
“Nenhuma outra cidade da América do Sul hoje possui sequer um indivíduo da espécie. E nós temos um grupo, uma família agora com sete gorilas. Após muitos anos de capacitação e aprimoramento de ações relacionadas aos cuidados com esses primatas é possível comemorar a solidez de um trabalho coletivo que envolve conhecimento nas áreas de bem-estar animal, biologia e veterinária. Todo esse esforço representa a essência e importância da existência de zoológicos bem estruturados: a conservação das espécies e o potencial para desenvolvimento de ações de educação ambiental”, afirma Sérgio.

Conheça o grupo de gorilas do zoo de BH

IMBI
  • Nascimento: 2000
  • Quando chegou ao Zoo de BH: 2011
  • De onde veio: Reino Unido
LEON
  • Nascimento: 1998
  • Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
  • De onde veio: Espanha
LOU LOU
  • Nascimento: 2004
  • Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
  • De onde veio: Reino Unido
SAWIDI
  • Nascimento: 05 de agosto de 2014, no Zoo de BH
  • Pais: Lou Lou e Leon
JAHARI
  • Nascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BH
  • Pais: Imbi e Leon
AYO
  • Nascimento: 08 de maio de 2017
  • Pais: Imbi e Leon
ANAYA
  • Nascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BH
  • Pais: Lou Lou e Leon

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no