Prefeita Cordélia Torres sanciona lei que reajusta 18% do salário dos profissionais da educação

Em uma solenidade que aconteceu nesta sexta-feira (19),...

Evento debate caminho para tratamento adequado das demandas de assistência à saúde

Cerca de dois terços dos tribunais possuem especialização...

Ana Marcela Cunha fecha patrocínio com a XP Investimentos visando Paris 2024

A baiana Ana Marcela Cunha tem um novo...

Em carreata, Jerônimo Rodrigues garante que vai ganhar no primeiro turno

O candidato ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigues...

Alertas da Defesa Civil serão emitidos pelo WhatsApp em todo o Brasil

Publicado em:

Compartilhe esse artigo
Os alertas de desastres emitidos pelas Defesas Civis de todo o país passarão a ser emitidos pelo aplicativo WhatsApp dentro de 60 dias. O  Acordo de Cooperação Técnica (ACT) será assinado nesta quarta-feira (29/6), através de uma parceria do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com o WhatsApp e a Robbu.
Uma coletiva de imprensa com o anúncio da ação será transmitida no YouTube a partir de 11h desta quarta, com a participação do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas; do diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, e do diretor Comercial da Robbu, Francisco Dabus. 
Será necessário se cadastrar por meio de um número único de WhatsApp, e as pessoas receberão os alertas de acordo com a localidade em que estão. A plataforma será alimentada pelos estados e municípios, a partir da tecnologia e capacidade de emissão de alertas de risco.
Serão enviados também, além dos alertas para a região, dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre, e até alertas ativos em outros estados do Brasil. 
Atualmente, a população já recebe alertas por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura e pelo Google. A ampliação para o WhatsApp permitirá que mais milhões de brasileiros tenham acesso aos alertas e medidas de autoproteção em situações de emergência, já que o Brasil possui 165 milhões de usuários do aplicativo.
A Defesa Civil de Belo Horizonte tem canais movimentados nas redes sociais, e acompanhou a criação e a evolução da ferramenta. Em BH, o serviço de alerta via SMS é gratuito, e conta com 10 milhões de usuários. Para se cadastrar, basta apenas informar o seu CEP para o número 40199 e a confirmação virá em sequência. São enviados alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e de outros fenômenos meteorológicos.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais 

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lotofácil 2603, Quina 5928 e outras loterias: confira os números (19/8)

A Caixa sorteou nesta sexta-feira (19/8) os concursos Lotofácil 2603, Quina 5928, Lotomania 2354 e Super Sete 285.O evento aconteceu no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São...

Anvisa dispensa registro de medicamentos e vacinas para varíola dos macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira, 9, a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas que combatem a varíola dos macacos....

Petrobras aprova oito novos membros para Conselho de Administração

A Assembleia Geral de Acionistas da Petrobras aprovou nesta sexta-feira, 19, oito nomes nomes que irão integrar o Conselho de Administração da estatal. Após a votação, foram incluídos os...