Alckmin e PSB atuam com papel moderador no plano de governo de Lula

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Brasília – A minuta do plano de governo que a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e Geraldo Alckmin (PSDB-SP) vai lançar oficialmente na próxima terça-feira, em São Paulo, já está nas mãos dos dois pré-candidatos. Aprovado por unanimidade, nesta semana, pelos sete partidos que formam a coligação, o documento é fruto de um raro consenso entre partidos de esquerda, que flexibilizaram pontos de vista, sem abdicar de bandeiras históricas. E reforça o papel moderador do PSB nos debates internos.
Temas mais polêmicos ficaram de fora, como a legalização do aborto, e outros, considerados inexequíveis, como a proposta de desmatamento zero na Amazônia, foram abrandados. A questão ambiental, porém, foi a que mais recebeu contribuições. Para quem participou da elaboração do plano �?? que servirá de base ao programa oficial a ser registrado pela chapa na Justiça Eleitoral �?? o resultado reflete a disposição dos partidos aliados de superar divergências político-ideológicas em nome do objetivo comum. �??Se Bolsonaro tem algum mérito – o único – é o de ter juntado as oposições para vencê-lo em outubro�?�, diz Alexandre Navarro, vice-presidente da Fundação João Mangabeira, ligada ao PSB, e um dos representantes de Geraldo Alckmin nos debates internos de elaboração do plano.
O PT, desta vez, não deu a palavra final. Ao contrário, a legenda iniciou os trabalhos. A Fundação Perseu Abramo (ligada ao partido) elaborou o texto-base das discussões. A partir daí, foram apresentadas 124 emendas, e a maioria foi acatada em parte ou integralmente. Ao PSB, o segundo partido mais importante da base, coube o papel de zelar para que o conteúdo do documento mirasse mais o centro do espectro político e menos os interesses das alas mais à esquerda da aliança. �??O PT é mais visceral, o PSB, mais pragmático, mas nós nem nos preocupamos muito com isso. Queríamos e buscamos o resultado, sem preponderância de nenhum partido�?�, explicou Navarro.
A opinião é compartilhada pela deputada federal Maria do Rosário (RS), representante do PT no grupo. �??A presença do PSB, a candidatura do Alckmin a vice-presidente, agrega o diálogo com esses segmentos. Está sendo muito importante. Eu, que sempre fui da ala mais à esquerda do PT, defendi o nome dele, que a gente aceitasse essa aliança�?�, afirma.
O debate sobre a nova legislação trabalhista foi emblemático. O texto original proposto pelo PT defendia a �??revogação da reforma trabalhista feita no governo Temer e a construção de uma nova legislação trabalhista�?�. Essa era também uma bandeira eleitoral do PSol. Solidariedade e PSB, porém, defendiam o aprimoramento da legislação, principalmente em relação às regras de proteção aos novos modelos de trabalho advindos da revolução da tecnologia digital, como a regulamentação dos contratos intermitentes e do trabalho em home office.
A saída foi buscar ajuda das centrais sindicais (em especial, CUT e Força), que elaboraram a proposta intermediária de �??revisão�?�, aceita por todos, inclusive pelo pré-candidato Lula. Na terça-feira, em entrevista à rádio Vitoriosa, de Uberlândia, ele declarou que é necessária �??uma revisão na reforma trabalhista e da Previdência�?�. O programa terá várias contribuições do PSB, principalmente nas áreas de economia criativa e sustentabilidade, ciência e tecnologia, inovação e acessibilidade. A pedido de Alckmin, incluirá estímulos à competitividade no setor público e na iniciativa privada. Ele também emplacou a proposta de fazer dos restaurantes populares uma política pública de âmbito nacional.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) - Lula orientou o governo a tratar do caso Marielle Franco com sobriedade.Na opinião que o presidente expressou a ministros, o desfecho do assassinato, anunciado pela Polícia Federal, não é motivo de felicidade. Pelo contrário, reforçou o petista. É razão de alívio, mas de tristeza pelo tamanho da tragédia e pela dimensão que

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

 (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pelo advogado

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que seria "ilógico" sugerir que ele pediria asilo político durante o período em que ficou hospedado na Embaixada da Hungria, em Brasília, no mês passado. A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de