AGU defender Bolsonaro e Wal do Açaí é ilegal, conclui MPF

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Federal (MPF) considerou ilegal que a Advocacia-Geral da União (AGU) represente Jair Bolsonaro (PL) e sua antiga funcionária, Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, na ação que acusa ambos de improbidade administrativa.
O parecer foi enviado à Justiça Federal nesta terça-feira (7/6) e obtido pela Rede Globo. O MPF abriu uma investigação preliminar para apurar a atuação da AGU no caso.
Para o Ministério Público, trata-se de claro desvio de função do orgão governamental, uma vez que a AGU atuaria em favor dos interesses pessoais do presidente e de Wal, e não da União.
�??Deveria a AGU estar atuando ao lado do MPF na busca da reparação dos danos causados ao erário, ao invés de estar exercendo a defesa daqueles que são acusados justamente de dilapidar o patrimônio público, sobretudo porque a ação de improbidade encontra-se amparada em farto conjunto probatório, enquanto os requeridos não se desincumbiram de apresentar um único elemento de prova que infirme as imputações�?�, argumenta o documento.
Mais sobre o assunto Política Associação da AGU condena defesa do órgão a Wal do Açaí Brasil AGU defenderá Wal do Açaí, suposta funcionária fantasma de Bolsonaro Igor Gadelha Deputado pede convocação de AGU para explicar defesa de Wal da Açaí Política Bolsonaro �??confessa�?� que Wal do Açaí �??nunca esteve em Brasília�?� Relembre o caso O MPF alega que Walderice era funcionária comissionada no gabinete de Bolsonaro na Câmara desde 2003, mas não exercia o cargo, tendo como principal atividade um comércio de açaí em Angra dos Reis (RJ).
Também foram encontradas, pela investigação, movimentações suspeitas nas contas da então funcionária. Segundo o Ministério Público, Wal sacou em espécie 83,77% da remuneração enquanto trabalhou no gabinete do mandatário.
Ao Metrópoles, a AGU alegou que a defesa se justifica por ser, da competência do órgão, defender servidores do Legislativo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post AGU defender Bolsonaro e Wal do Açaí é ilegal, conclui MPF apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Nunes processa Boulos por declaração sobre ‘roubo’ na Prefeitura de SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito Ricardo Nunes (MDB) entrou com uma ação por danos morais contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) por acusá-lo de roubar na Prefeitura de São Paulo. As declarações foram dadas pelo psolista em um podcast. Nunes pede indenização de R$ 50 mil por danos morais contra seu adversário

Líder do governo Lula na Câmara quer derrubar ‘bônus’ salarial de juízes e procuradores

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta sexta-feira, 19, que irá orientar o voto contra à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio. Na avaliação do deputado, a pauta pode "quebrar o País". O texto ainda será votado no plenário do Senado antes de ir para a Câmara. "Se essa

Líder do governo diz que é necessário ‘consertinho’ na relação com Lira

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) afirmou nesta sexta-feira (19) que é necessário um "consertinho" na relação entre o governo Lula (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em meio a uma nova crise entre a articulação política do governo com Lira