Aécio sobre ausência de presidenciável do PSDB: ‘muito ruim’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Voz dissonante no processo que culminou, nesta quinta-feira (9/6), na oficialização do apoio do PSDB à pré-candidatura presidencial de Simone Tebet (MDB), o deputado federal Aécio Neves (MG) disse ser “muito ruim” o fato de os tucanos não terem nome próprio ao Planalto.

 

Por 31 votos a 1 – justamente o de Aécio – a Executiva nacional do PSDB decidiu caminhar ao lado de Tebet. Se a decisão for ratificada na convenção partidária, que deverá ocorrer entre julho e agosto, será a primeira vez desde a redemocratização do país que os tucanos não vão liderar uma chapa na eleição direta nacional.

“Para o partido e para o Brasil, é muito ruim que o PSDB não se apresente com uma candidatura própria – que possa resgatar nosso legado e apontar um caminho para o futuro”, disse Aécio, em Brasília (DF), cidade que sediou a reunião da cúpula tucana.

Embora tenha defendido uma candidatura própria, Aécio garantiu ter apreço por Tebet. Mesmo assim, ponderou os obstáculos encontrados pela senadora sul-matogrossense para se viabilizar. No último levantamento do Datafolha, ela apareceu com 2% das intenções de voto.

“Seria uma benção se a candidatura dela pudesse se fortalecer e ocupar esse espaço da terceira via, mas vejo que ela está tendo dificuldades em seu próprio partido”, afirmou.

O PSDB consolidou a ideia de apoiar Tebet após o ex-governador de São Paulo, João Doria, renunciar ao posto de presidenciável tucano. Ele havia vencido o ex-governador gaúcho, Eduardo Leite, nas prévias internas da legenda.

Um dos mais importantes articuladores de Leite, Aécio tornou a enaltecer o correligionário. “Depois da saída do ex-governador Doria, o caminho natural deveria ter sido, naquele instante, chamar o segundo colocado nas prévias – até em respeito às prévias partidárias. Mas o partido resolveu fazer uma transição mais direta em apoio à candidatura do MDB”.

Outro nome mineiro com relevância no tucanato nacional também chegou a defender candidatura própria do PSDB: trata-se de Marcus Pestana, ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Saúde, agora pré-candidato ao governo de Minas.

Aécio teme embates estaduais e Lula-Bolsonaro mais fortes

Para Aécio, o PSDB tem mais condições de liderar a chamada terceira via do que o MDB. Ao justificar a posição, ele citou a presença dos emedebistas em boa parte dos governos do PT.

“Temo que, em vários estados, o PSDB tenha enormes dificuldades de caminhar com a candidatura do MDB. Tenho enorme respeito pela senadora Simone Tebet, um dos melhores quadros da política brasileira, mas continuo entendo que, sobretudo em razão da polarização que se radicaliza a cada dia mais, para o país, era necessário que o PSDB tivesse uma candidatura própria”, pontuou.

Ao tratar dos embates locais, o deputado afirmou que há antagonismo entre tucanos e emedebistas em alguns estados. ‘Minas Gerais é um deles’, falou.

O parlamentar, candidato a presidente em 2014, disse ainda temer impactos da aliança nas votações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), líderes das sondagens eleitorais.

“Temo que isso não tenha correspondência na política real e nas bases do PSDB, que hoje se dividem entre votar em Lula ou Bolsonaro. Era isso que eu pretendia evitar com uma candidatura própria”.

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula diz que Brasil precisa ter indústria de defesa forte, não para fazer guerra, mas a paz

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) defendeu nesta sexta-feira (26) que o Brasil tenha uma indústria de defesa forte, não para se preparar para uma guerra, mas para evitar a guerra e construir um ambiente de paz. A declaração aconteceu durante visita do presidente ao Departamento de Ciência e Tecnologia

Gonet pede novas investigações da PF para decidir se denuncia ou não Monark

O procurador-geral da República Paulo Gonet requereu que a Polícia Federal realize novas diligências antes de decidir se denuncia ou não o influenciador Bruno Aiub, o Monark, por suposto crime de desobediência. A manifestação se dá após a PF finalizar as investigações sobre a conduta de Monark, indicando que ele 'continua propagando discurso antidemocrático nas

Câmara se irrita com governo Lula e Senado e teme atraso de recursos antes da eleição

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O adiamento da sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais, prevista para quarta-feira (23), foi uma vitória para o governo Lula (PT), mas não significa que haverá dias mais tranquilos na relação do Executivo com o Parlamento. O governo conseguiu adiar a sessão, evitando possível derrota em diferentes projetos.