Advogada de Vitória da Conquista sofre racismo de vizinha: ‘macaca’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A advogada Yldene Martins, conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia, foi vítima de racismo por uma vizinha, que a chamou, dentre outras injúrias raciais, de �??macaca negra�?�. O caso aconteceu em Vitória da Conquista, após a advogada solicitar a retirada do carro de outra moradora que ocupava a sua vaga de garagem.

A OAB saiu em defesa da profissional e manifestou “sua irrestrita solidariedade à jovem advogada”. A Ordem destacou um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), fixado em outubro do ano passado, que considera que o crime de injúria racial é espécie do gênero racismo, sendo, portanto, inafiançável e imprescritível, conforme o artigo 5º, inciso XLII, da Constituição Federal.

A Ordem e a Subseção de Vitória da Conquista repudiaram o racismo sofrido e reafirmaram a disposição de lutar pela promoção da igualdade racial e pela dignidade da pessoa humana.

“�? inadmissível que no Brasil, maior nação negra fora do continente africano, tenhamos que conviver com práticas cotidianas de opressão que negam direitos e tentam rebaixar o ser humano pela cor da sua pele, origem, raça ou etnia”, diz pronunciamento.

De acordo com a OAB, Yldene Martins já está sendo acompanhada pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Subseção de Vitória da Conquista e terá o apoio da Subseção e da Seccional baiana da instituição.

A Polícia Civil foi procurada sobre o caso, mas não respondeu até a publicação da matéria.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Entendendo a Previdência: Indígenas podem se aposentar pelo INSS?

Os indígenas são cidadãos brasileiros e, como qualquer outro trabalhador, terão direito a benefícios previdenciários do INSS, inclusive aposentadoria, caso cumpram os requisitos necessários.  Segundo o IBGE, atualmente, a população indígena brasileira é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural, e 315.180 habitam as zonas urbanas do país, distribuídos em 305 diferentes

Polícia encontra 1 tonelada de cocaína enquanto buscava PM desaparecido em SP

A Polícia Civil do Estado de São Paulo encontrou um esconderijo com 1.080 quilogramas de cocaína enquanto procurava por PM desaparecido desde o último domingo (14). A droga estava em um ferro velho da cidade de Guarujá, no litoral paulista   Enquanto investigava pistas do desaparecimento do Policial Militar Luca Romano Angerami, do 3º Batalhão

PF diz que Twitter está permitindo “reorganização da Milícia Digital”

Em relatório enviado a Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que investiga o empresário Elon Musk, a Polícia Federal (PF) afirmou que o X [ex-Twitter] está viabilizando a “reorganização da Milícia Digital” ao permitir que brasileiros possam acessar links para acompanhar lives transmitidas, de fora do país, por políticos e militantes investigados. “Nesse momento