Advogada analisa projeto de lei que estabelece teto do ICMS sobre combustíveis

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A alta no preço dos combustíveis nos últimos meses é um dos assuntos que mais preocupa os consumidores brasileiros. Nesta quinta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com uma série de vetos, o projeto de lei que estabelece um teto para o imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.
 
Em entrevista, a advogada tributarista Patrícia Gaudenzi explica sobre a proposta de emenda da Constituição que traz medidas para reduzir o valor do produto.
 
“O governo vem dado sinais de pressão pelo cumprimento de algumas demandas antigas e que são sensíveis a toda a população. �? o caso desses itens alterados no projeto de lei complementar, que afetam não apenas as famílias, mas impactam indiretamente quase todos os setores econômicos. Por isso a tentativa é de atingir os preços a partir do imposto que mais pesa na sua definição. Mas cabe uma crítica jurídica pelo fato de que o ICMS não é um imposto com finalidade extra fiscal, como o IOF e o IPI”, afirma Patrícia. 
 
 
O texto sancionado pelo presidente mantém a ideia de que o governo federal arque com o excedente dos prejuízos acima de 5% na comparação com o exercício de 2022 com o de 2021 nos estados, através de abatimento de dívidas com a União.
 
“E aí novamente entramos numa discussão semelhante a que tratamos em uma matéria de reforma tributária, na que o poder de tributar da União, ou de interferir na tributação, como neste caso, é ampliado em contrapartida à diminuição do poder tributário dos Estados, mas com compensações financeiras condicionadas. Daí pode nascer um preocupante cenário de dependência fiscal entre Estados e União”, analisa a advogada.
 
“Mesmo com a redução do ICMS para combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, as empresas não estão obrigadas a reduzir o preço final”, completa a mestre em direito Patrícia Gaudenzi.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministra prorroga execução da Lei Paulo Gustavo até dezembro de 2023

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade e prorrogou até 31 de dezembro de...

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da venda, negociação ou qualquer outra forma de comercialização de títulos incidentes sobre territórios indígenas ou tradicionais, em especial na região...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa Nacional Assédio e Discriminação no âmbito do Poder Judiciário do ano de 2022. O levantamento, que é uma iniciativa do...