TAGS

Ações judiciais e tratamento no DF reduziram em 39% eutanásia em cães

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

As cenas do resgate da cadela Marvel da fila da eutanásia reacenderam o debate sobre o sacrifício de cães para o controle da leishmaniose no Distrito Federal. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do DF, entre 2019, 2020, 2021, foram registrados, respectivamente, 214, 141 e 130 procedimentos em cachorros. �? uma redução de 39,25% no período. A retração coincide com a chegada do tratamento para a doença e ações judiciais para suspender a eutanásia.
Apesar da redução, o número de eutanásias ainda chama atenção. Entre entre 1º janeiro de 2017 e 5 de junho de 2022, 813 cachorros diagnosticados com a doença foram submetidos à eutanásia. A leishmaniose é uma infecção grave, não tem cura e também infecta o ser humano. O vetor infeccioso não é cão, mas sim o mosquito Palha. Há décadas, o Brasil utiliza a eutanásia em cães com diagnóstico de infecção para controle da doença.
Veja o vídeo da cadela Marvel:
No entanto, para defensores dos direitos dos animais, o sacrifício não é solução. Segundo especialistas, embora não exista cura, com o devido acompanhamento veterinário, os cães infectados conseguem viver com qualidade e sem risco de transmissão para o ser humano.
Mais sobre o assunto Distrito Federal Vídeo: na fila da eutanásia, cadela tem vida salva pela Justiça no DF Distrito Federal Por maus-tratos ou morte de donos, Justiça manda animais à Zoonoses Distrito Federal Vídeo: casinha comunitária para cães de rua é incendiada no DF Marvel, por exemplo, foi salva por ação judicial apresentada pela advogada do Projeto Adoção São Francisco, Ana Paula Vasconcelos. A cachorrinha estava assintomática e com boas condições para tratamento. Em maio deste ano, Boris, um buldogue-francês, de 3 anos, também foi salvo pela Justiça. Segundo a defensora da causa animal, nestes casos, a eutanásia não é caminho adequado.
�??A eutanásia não pode ser medida de controle da leishmaniose. �? inacreditável que na capital do país não tenhamos políticas públicas para a erradicação de uma doença em que o animal é tão vítima quanto o humano. A matança de animais infectados é o atestado de incompetência do Estado�?�, afirmou.
Falso negativo e positivo Pelo diagnóstico de Paulo Tabanez, veterinário, mestre em imunologia e infectologia pela Universidade de Brasília (UnB), eutanásia humanitária de cães com o diagnóstico laboratorial de leishmaniose deveria ser abolida, como já foi em outros países. O especialista também é membro do Grupo Brasileish, fundado em 2011 para estudar a doença.
Segundo Tabanez, o diagnóstico é feito por testes sorológicos de anticorpos. No entanto, o procedimento pode apresentar falsos negativos e até mesmo falso positivos, pois a produção de anticorpos após a infecção pode demorar até 22 semanas.
�??A decisão sobre quem vive ou quem morre está pautada em um exame que tem uma falha importante�?�, alertou. Para o pesquisador, a técnica deveria ser empregada apenas como uma etapa de triagem. Por outro lado, de acordo com Tabanez, o tratamento não oferece a cura parasitológica, mas proporciona a cura clínica e epidemiológica.
Com o devido monitoramento veterinário, os medicamentos proporcionam qualidade de vida para os cães, enquanto vacina e repelentes evitam a infectância para o mosquito Palha. �??Aproximadamente 70% dos animais infectados não tem sinais clínicos. �? uma infecção silenciosa�?�, contou.
Versão do governo Segundo a Secretaria de Saúde, as eutanásias humanitárias somente são realizadas conforme recomendação do Ministério da Saúde para animais diagnosticados com doenças infectocontagiosas.  Os procedimentos ocorrem às segundas, terça e sextas-feiras. De acordo com a pasta, todos os animais passam por anestesia geral.
�??A eutanásia humanitária somente é realizada em casos confirmados de leishmaniose e outras doenças e após dar a opção de tratamento para que o tutor o faça em clínica veterinária particular�?�, afirmou a pasta, em nota enviada ao Metrópoles. No entanto, a secretaria enfatizou que segue todas as decisões judiciais.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Ações judiciais e tratamento no DF reduziram em 39% eutanásia em cães apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Iolando defende bolsonaristas em frente ao QG do Exército. “Legítimos”

O deputado distrital reeleito Iolando Almeida (MDB) participou, nesta terça-feira (22/11), do Metrópoles Entrevista. Durante cerca de 30 minutos, o parlamentar falou sobre projetos, anunciou obras e defendeu os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que estão acampados em frente ao Quartel-General do Exército por...

Roberto Carlos ainda não sabe da morte de Erasmo, de quem se despediu ontem

O cantor Roberto Carlos ainda não soube da morte de Erasmo Carlos.O cantor despediu-se ontem do amigo, por telefone. A família de Erasmo telefonou para Roberto, avisou do estado e fez uma chamada, já com o compositor intubado. Roberto, claro, estava bastante emocionado....

Goleiro do Irã tem suspeita de concussão cerebral após choque em jogo

A vitória da Inglaterra por 6 x 2 contra o Irã foi marcada por uma paralisação de quase 10 minutos no início do jogo. Isso porque aos 8 minutos do 1º tempo, quando a partida ainda estava 0 x 0, o goleiro...