TAGS

ABL elege o professor Godofredo de Oliveira Neto para a cadeira 35

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu hoje (9), com 22 votos, o escritor e professor universitário Godofredo de Oliveira Neto para ocupar a cadeira 35 do quadro de membros efetivos da instituição. Ele ocupará a vaga de Cândido Mendes de Almeida, professor, advogado, sociólogo, cientista político e ensaísta brasileiro, que faleceu no dia 17 de fevereiro deste ano.ebcebc

Godofredo de Oliveira Neto
Godofredo de Oliveira Neto

Godofredo de Oliveira Neto – Reprodução Godofredo de Oliveira Neto/Facebook

Participaram da eleição, na sede da ABL, o palácio Petit Trianon, 34 acadêmicos de forma presencial ou por carta. A cadeira 35 teve também como ocupantes anteriores Rodrigo Octavio (fundador), Rodrigo Octavio Filho, José Honório Rodrigues e Celso Ferreira da Cunha.

Godofredo de Oliveira Neto nasceu em 22 de maio de 1951 em Blumenau (SC). Em 1976, formou-se em letras pela Universidade de Paris III, na França, onde também realizou seu mestrado em letras (1979). �? doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II.

O novo acadêmico eleito é ainda pós-doutor em pesquisa na Georgetown University, nos Estados Unidos (2012). Atualmente, é professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ e pesquisador na área de literatura brasileira com foco em modernismo brasileiro e em literatura contemporânea.

Livros e cargos

Oliveira Neto é autor de 21 livros, além de artigos publicados por jornais e periódicos do Brasil. Romancista e contista, teve os romances Menino oculto e Amores Exilados traduzidos para o francês como L�??Enfant caché e Amours exilées, que foram lançados no 35° Salão do Livro de Paris-2015, e já estão na 4ª edição francesa.

Seu livro Ana e a margem do rio foi publicado na Bulgária e recebeu no Brasil o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Na Universidade de Paris III �?? Sorbonne-Nouvelle, foi professor de Literatura e Cultura Brasileiras entre 1982 e 1984. Foi, ainda, professor visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Veneza – Ca�?? Foscari, em 2018.

Presidiu o Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com sede na cidade Praia, em Cabo Verde (2003-2006). �? também pesquisador associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC – UFRJ) e integra o comitê de pesquisadores da Collection Archives, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros

Caso Marielle: regularização de condomínio pode ter motivado morte, diz site

A Polícia Federal investiga se a regularização de condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro teria motivado o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ). Em delação, o ex-policial militar Ronnie Lessa afirmou que Marielle virou alvo porque defendia que terrenos fossem ocupados por pessoas de baixa renda e que o caso fosse acompanhado pelo