A Semana em Fakes: desinformação sobre líderes de esquerda aumenta

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Pela segunda vez em poucos meses, um fenômeno acontece no �??mundo da desinformação�?�. Primeiro, um país da América do Sul passa por uma eleição importante e, assim como cá, cheia de fake news. Curiosamente, essas fake news não �??rompem fronteiras�?� e não chegam por aqui.
Depois disso, as eleições acabam e o �??candidato de esquerda�?� vence (o que tem sido uma tendência, com raras exceções, na região). A partir daí, muitas notícias falsas que circularam nas eleições somadas a novas balelas começam a circular por aqui.
Isso ocorreu no caso da eleição no Chile (que teve a vitória de Gabriel Boric) e está se repetindo nos últimos dias depois da vitória de Gustavo Petro na Colômbia (poderíamos citar outros exemplos como de Alberto Fernández na Argentina, mas vamos ficar nestes dois). Na última semana, tivemos que desmentir três fake news sobre ele no Boatos.org.
Uma das notícias falsas apontava para uma suposta foto de Gustavo Petro com Pablo Escobar. A imagem, que circulou durante o pleito na Colômbia, não passava de uma montagem das mais grotescas. Outra história falsa que viralizou nas eleições e veio para cá �??com delay�?� é a que aponta que Gustavo Petro teria �??prometido�?� desapropriar e compartilhar casas com mais de 65m² no país.
Por fim, uma história nova �??lá e cá�?�: ela apontava que Gustavo Petro havia prometido soltar �??todos os presos do país�?�. A fake news se baseou em um discurso no qual ele pedia a libertação de pessoas presas nos protestos contra o governo do país (e não criminosos do país).
Esse movimento aqui no Brasil diz muito mais sobre as eleições de outubro por aqui do que sobre eleições em outros países. �? possível chegar a essa conclusão usando um pouco de lógica: se houvesse uma campanha para que Gustavo Petro �??perdesse�?� as eleições, as fake news circulariam (assim como ocorreu no caso das eleições norte-americanas) durante o pleito e não depois.
Na realidade, a intuito das últimas desinformações é tentar pintar um �??quadro caótico�?� com a eleição de um presidente de esquerda para que as pessoas �??rumem�?� para a direita (ou seja, para Bolsonaro) nas eleições presidenciais do Brasil.
Há algum tempo, falamos sobre o processo e demos o nome de �??venezualização�?�. A ideia por trás disso é simples: apontar que se um líder de esquerda vencer (seja no Brasil ou em outro país), a nação em questão se transformará em uma �??Venezuela�?� (país que dispensa comentários).
A retórica só teria validade se fosse baseada em dados reais, o que não ocorre. Porém, a verdade, de momento, é uma só: com Gabriel Boric o Chile continua sendo o Chile (mais à esquerda, apenas), com Gustavo Petro a Colômbia continua sendo a Colômbia (mais à esquerda) e, no caso da vitória de Lula, o Brasil continuará sendo o Brasil (mais à esquerda). Ninguém vai �??virar a Venezuela�?�.
Trends da semana Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias Lula (Confira detalhes aqui) Drone (Confira detalhes aqui) Ligação para pressionar 2 (Confira detalhes aqui) Chile (Confira detalhes aqui) Bolsonaro (Confira detalhes aqui) Hospital maçônico (Confira detalhes aqui) Gustavo petro (Confira detalhes aqui) Ivermectina (Confira detalhes aqui) Losartana (Confira detalhes aqui) Alexandre garcia (Confira detalhes aqui) Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias História falsa que o jogador Marinho do Flamengo assumiu que é gay (Confira detalhes aqui) Fake news que aponta que o PT contratou empresa para jogar drone com excrementos em público (Confira detalhes aqui) Informação errada que aponta que manifestantes da CUT invadiram o aeroporto Santos Dumont em 2022 (Confira detalhes aqui) Foto que mostra de forma errada comício de Lula em Natal, no Rio Grande do Norte (Confira detalhes aqui) Informação falsa que aponta que Lula foi ao São João de Caruaru e ouviu gritos de ladrão (Confira detalhes aqui) Destaques nas redes sociais No Facebook (siga o Boatos.org aqui) História falsa que apontou que CNN disse que Lula iria confiscar a poupança No Instagram (siga o Boatos.org aqui) Informação falsa que aponta que Lula ouviu gritos de ladrão no São João de Caruaru No Telegram (siga o Boatos.org aqui) A Semana em Fakes da última semana, sobre a teoria falsa só Ratanabá No Twitter (siga o Boatos.org aqui), e No YouTube (siga o Boatos.org aqui) Fake news que apontava que Marinho assumiu que é gay
Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção �??A Semana em Fakes�?�, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal Metrópoles, Portal T5, Conexão Marília, O Anhanguera e RP10 (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.
O post A Semana em Fakes: desinformação sobre líderes de esquerda aumenta apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Queda na avaliação de Lula ‘é natural’, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à CNN, que foi ao ar nesta quarta-feira, 27, que "é natural" que haja oscilação nas pesquisas de avaliação do governo e mencionou a pressão dos preços dos alimentos, fator apontado por analistas como uma das razões da piora recente da aprovação do presidente Luiz Inácio

Termina hoje prazo dado para Bolsonaro explicar estadia em embaixada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até esta quarta-feira para apresentar explicações sobre sua permanência de duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. O prazo foi estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira. Até a noite desta terça-feira, a defesa de Bolsonaro ainda não havia se pronunciado. A

Prefeitura de SP é multada em R$ 50 mil por homenagem a Michelle Bolsonaro no Teatro Municipal

A Prefeitura de São Paulo terá de pagar R$ 50 mil em multa por ter permitido homenagem aprovada na Câmara de Vereadores de São Paulo para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que recebeu título de cidadã paulistana na última segunda-feira, 25, no Teatro Municipal, no centro da capital paulista. A decisão é da juíza Paula Micheletto