A fascinante história da tatuagem

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A fascinante história da tatuagem

Tatuagens são formas permanentes de arte corporal onde o pigmento é inserido sob a pele. Encontrada em uma infinidade de culturas diferentes em todo o mundo, a evidência mais antiga da arte da tatuagem remonta a milhares de anos. Desde seus primórdios, as formas e significados das tattoos evoluíram tremendamente e o ser humano está cada vez mais fascinado por essa arte na pele.

Quer descobrir a história das tatuagens? Então confira esta galeria!

©

Getty Images

Pele e tinta

Para criar as tatuagens, tinta e inserida na camada de derme da pele, o que muda a cor do pigmento da pele e fica lá permanentemente.

©

Getty Images

Teoria de Darwin

Em ‘A Descendência do Homem’ (1871), Charles Darwin escreveu que não existia nenhum país no mundo que não praticasse tatuagem ou alguma outra forma de decoração corporal permanente.

©

Getty Images

Tatuagens em restos humanos

Restos mortais antigos com sinais de práticas de tatuagem foram encontrados em diversos locais, entre eles: Alasca, Mongólia, Groenlândia, Egito, China e Filipinas.

©

Getty Images

Tatuagens antigas e etnográficas

O mais antigo humano encontrado com tatuagens preservadas na pele mumificada é um homem da Idade do Bronze, de mais ou menos 3300 a.C. Encontrado em uma geleira dos Alpes �?tztal, perto da fronteira entre a Áustria e a Itália. �?tzi, o Homem de Gelo, tinha 61 tatuagens.

©

Getty Images

�?tzi, o Homem do Gelo

As tatuagens foram encontradas em vários locais diferentes no corpo de �?tzi, com a maioria das inscrições de tinta localizadas em suas pernas. Um exame minucial das marcas indica que cinzas de fuligem ou lareira foram usadas para criar as tatuagens.

©

Getty Images

Egito Antigo

Outros exemplos antigos de tatuagens podem ser rastreados até o período do Reino Médio do Antigo Egito. Várias múmias descobertas exibiam tatuagens que datavam de 2160-1994 a.C.

©

Getty Images

Grécia e Roma Antigas

Nos primórdios, tanto na Grécia quanto em Roma, a tatuagem era associada aos bárbaros. Os gregos aprenderam a tatuar com os persas e a usavam para marcar escravos e criminosos. Esta era uma maneira de identificá-los caso eles tentassem escapar. Os romanos adotaram essa prática dos gregos.

©

Getty Images

Tattoos na China

Na província chinesa de Xinjiang, múmias tatuadas foram encontradas, datando de 2100 a.C. A tatuagem foi, e ainda é, considerada bárbara e é altamente estigmatizada na China.

©

Getty Images

China

Embora a tatuagem seja estigmatizada e não tenha uma forte tradição entre os chineses tradicionais, muitos grupos minoritários chineses têm tradições de tatuagem muito mais fortes. Alguns desses grupos são as tribos Dulong e Dai, juntamente com o povo Li da Ilha Hainan.

©

Getty Images

Tatuagens no J
apão

Tradicionalmente, as tatuagens japonesas começaram como um meio de transmitir status social, bem como servir como símbolos espirituais de proteção e devoção. No entanto, com o tempo, as tatuagens se tornaram uma forma de punição para os prisioneiros e o estigma cresceu.

©

Getty Images

Tatuagens no Japão

Após a Segunda Guerra Mundial, as tatuagens foram proibidas pelo imperador do Japão, num esforço para melhorar a imagem do país no Ocidente. E mesmo que as tatuagens não sejam mais proibidas, ainda há um forte estigma social contra elas.

©

Getty Images

Tatuagens indígenas

Muitas tribos indígenas ao redor do mundo têm tattoos tradicionais distintas. Essas tradições de tatuagem provêm de muito antes dos colonos europeus chegarem.

©

Getty Images

Tattoos inuítes

Os desenhos e seus significados variam entre as comunidades. Mulheres inuítes, por exemplo, fazem tatuagens com agulhas feitas de osso, seja pela técnica hand poked (que usa apenas agulha e tinta) ou skin stitching. As tatuagens assinalavam um marco, como a primeira menstruação ou a maternidade de uma mulher.

©

Getty Images

Tatuagens em Samoa

A tatuagem faz parte das tradições culturais samoanas há milhares de anos. E acredita-se até que a palavra “tatuagem” provém da palavra samoana tatau.

©

Getty Images

Tatuagens em Samoa

As técnicas e ferramentas utilizadas para essa prática tradicional pouco mudaram e a habilidade é passada de pai para filho. Cerimônias de tatuagem são geralmente realizadas para marcar a ascensão de um chefe mais jovem a um papel de liderança dentro da comunidade.

©

Getty Images

Tattoos Māori

Os Māori, o povo indígena da Nova Zelândia, são conhecidos por suas tatuagens chamadas de tā moko. Essa forma de arte foi levada da Polinésia até eles e é considerada altamente sagrada.

©

Getty Images

Tattoos Māori

Como os Māori consideram a cabeça a parte mais sagrada do corpo, o tipo mais popular de tattoo é a tatuagem facial. Consistindo de formas curvas e padrões em espiral, cada tatuagem é altamente única e ritualizada.

©

Getty Images

Tattoos Māori

O tatuador Māori é chamado de tohunga ta moko, que significa especialista. Esses tatuadores são altamente respeitados e são considerados santos. Tohunga ta moko em sua maioria são homens, mas há algumas mulheres com a função também.

©

Getty Images

Tatuar na Europa e nas Américas

A tatuagem na Europa e nas Américas tornou-se popular entre os marinheiros como uma forma de auto-expressão, mas também de identificação caso o marinheiro caísse ao mar.

©

Getty Images

Marinheiros tatuados

Jovens marinheiros eram tatuados depois de se juntarem à tripulação, quase como uma cerimônia para recebê-los a bordo. A partir daí, a forma tradicional de arte continuou a crescer.

©

Getty Images

Marinheiros tatuados

Marinheiros também faziam tatuagens nos diferentes portos por onde navegavam. As tattoos simbolizavam os diferentes destinos, bem como o comprimento de sua jornada.

©

Getty Images

Tinta para entretenimento

No início do século XX, artistas de circo tatuados atraíram e surpreenderam multidões de pessoas. Alguns artistas eram cobertos por arte corporal elaborada que chamavam toda a atenção para eles.

©

Getty Images

Tinta para entretenimento

Emma de Burgh era uma famosa mulher tatuada na indústria do entretenimento. O desenho de suas tatuagens tinha muitas conotações religiosas, incluindo ligações com a �?ltima Ceia e o Calvário.

©

Getty Images

Tinta para entretenimento

A artista de circo americana Maud Wagner foi uma das primeiras tatuadoras femininas nos EUA. Essa fotografia é de 1907.

©

Getty Images

Tatuagens cosméticas

Ao longo da década de 1920, tatuagens cosméticas tornaram-se muito populares entre mulheres que não podiam pagar por maquiagem cara. Tatuagens comuns de maquiagem incluíam sobrancelhas e delineador labial.

©

Getty Images

Tatuagens eram para marginalizados

No entanto, as tradicionais tatuagens com desenhos eram ainda menos comuns em toda a sociedade e não eram aceitas socialmente. O hábito era visto como algo marginalizado, tanto que quem ostentava tattoos eram artistas de circo, marinheiros e criminosos.

©

Getty Images

Estigma social

A palavra “estigma” pode ser rastreada até a Roma antiga, quando os escravos eram tatuados. A origem latina da palavra significa uma marca ou punção, especialmente uma feita por instrumento pontiagudo.

©

Getty Images

Crescimento da popularidade

Embora a tatuagem tenha sido associada a classes mais baixas no século XX, ela tornou-se moda no mundo ocidental na década de 1970.

©

Getty Images

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...