3ª Marcha Incomode marca luta contra genocídio da juventude negra na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em 2019, em média, 64 jovens foram assassinados por dia no Brasil, segundo dados do Atlas da Violência 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 23.327 jovens tiveram suas vidas ceifadas como conta o último levantamento do Atlas. Esse número representa uma taxa de 45,8 homicídios para cada 100 mil jovens no País.

A Bahia é o segundo estado com maior taxa de homicídios de jovens, segundo o levantamento. O estado registrou um total de 97 homicídios para cada 100 mil jovens, mais do que o dobro da média nacional. 

Ainda segundo o Atlas, em 2019, 77% das vítimas de homicídios no Brasil foram pessoas negras (soma de indivíduos pretos ou pardos, segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística �?? IBGE). Na Bahia, esse número chega a 94%.

Os dados assustam. Nas periferias da cidade, o clima de terror existe. �? contra isso que se manifesta a 3ª Marcha Incomode, que busca chamar a atenção da população para as violências contra jovens negros na Bahia e no Brasil. O tema da caminhada é ‘Contra o Genocídio e o extermínio, a LGBTfobia, o feminicídio, o ódio religioso e o encarceramento em massa da Juventude Negra’.

A caminhada acontece na próxima segunda (20), om concentração às 13h30 na Praça do Lobato (próximo à Cesta do Povo), Subúrbio Ferroviário de Salvador, e sai em direção ao Parque São Bartolomeu, bairro de Plataforma, também conhecido como Quilombo do Urubu, onde realizarão o Sarau Incomode, com apresentações culturais.

A caminhada de 2022 terá como novidade a abertura com uma ala formada por Yalorixás e Babalorixás e outros representantes de religiões de matriz africanas.  

�??Ocuparemos o espaço da rua como símbolo de luta. Além de denunciar, queremos anunciar que existe uma juventude organizada, aquilombada, que está fazendo o enfrentamento à violência de forma qualificada�?�, comenta Eduardo Machado, educador do Projeto Juventude Negra e Participação Política (JNPP), desenvolvido pela CIP�? �?? Comunicação Interativa, em parceria com a Aliança Terre des Hommes Schweiz/Suisse.

O Coletivo Incomode se constitui como um espaço aberto e suprapartidário, que busca qualificar a luta contra o racismo, sobretudo contra o genocídio da população negra do território em questão. Integram o Coletivo grupos do Movimento Hip Hop de Salvador, grêmios, coletivos artísticos e culturais, além de organizações dos movimentos social e negro, que atuam no território do Subúrbio Ferroviário. 

�??A proposta de toda essa mobilização é dar visibilidade à juventude negra, trazendo o seu lugar de destaque na luta contra o feminicídio, genocídio, LGBTQIAP+fobia, hiperencarceramento, intolerância religiosa, contra todas as violações de direitos humanos, sociais e básicos e pela valorização da vida�?�, explica Nadjane Cristina, integrante da articulação que busca mudar uma outra realidade tenebrosa vivida por jovens negros na Bahia: o de ser a maioria em cárcere no Brasil.

Em 2016, o número de jovens negros presos chegou a um total de 726,7 mil, segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). Mais da metade desse segmento era formado por jovens de 18 a 29 anos e 64% do total eram negras.
 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

“Clube do Bolinha?” Órgão Especial nega liminar para anular edital exclusivo para mulheres no TJ-SP

Um grupo de 20 juízes paulistas teve pedido de liminar negado pelo desembargador do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Campos Mello, para anular um edital de preenchimento de cargo de desembargador por merecimento. Devido à resolução 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a vaga é exclusiva para mulheres e

Presidente do TJ-BA e Secretaria Judiciária pautam ações e projetos para atual gestão

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, reuniu-se com integrantes da Secretaria Judiciária (Sejud). Ocorrido na terça-feira (26), no gabinete da Presidência, o encontro alinhou demandas da unidade.   "É importante que os procedimentos sejam unificados para evitar discrepância no fluxo", disse a chefe do Judiciário baiano.   

Mulher morre após ser arremessada de caminhonete na região de Irecê

Uma mulher, de 38 anos, e outras três pessoas ficaram feridas em um acidente na noite desta quarta-feira (27) em Xique-Xique, no Centro Norte baiano. A vítima que foi a óbito, identificada como Vanessa Vieira dos Santos, estava na carroceria da caminhonete.   Segundo a TV Oeste, ela foi arremessada do veículo após o motorista