15 coisas super normais que eram motivo de escândalo há mais de 100 anos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

15 coisas super normais que eram motivo de escândalo há 100 anos

�? medida que aprendemos mais sobre como o mundo funciona, nossas crenças em relação a mudanças de comportamento aceitáveis mudam. Na virada do século XX, carros não eram bem aceitos, reciclagem não existia, mulheres tinham regras rígidas sobre como podiam se vestir. Claro que convenções podem mudar e muitas das práticas comuns de hoje teriam sido consideradas horríveis naquela época. Confira esta galeria para ver quais coisas cotidianas teriam chocado as pessoas no século passado!

©

Getty Images

Ler na cama

Um hábito que muitas vezes ajuda a pegar no sono, ler na cama é uma prática muito comum hoje em dia.

©

Shutterstock

Ler na cama

No entanto, no século XIX, ir para a cama com um livro era descrito como “quase uma tentação a Deus, brincar com o perigo e a calamidade mais terríveis que podem afetar a nós mesmos e aos outros”.

©

Shutterstock

Ler na cama

Ler à noite tinha uma má reputação por causa do número de incêndios domésticos causados pelas velas que forneciam a luz!

©

Shutterstock

Calças femininas

Durante séculos, as mulheres foram proibidas de usar itens de roupas que eram considerados como masculinos.

©

Shutterstock

Calças femininas

Embora as primeiras calças femininas tenham ido ao mercado em 1918 com o hilário nome Freedom-Alls (liberdade a todos, em tradução livre), a peça foi desaprovada como vestimenta. Se uma  m u l h e r  vestisse qualquer coisa que não fosse uma saia ou vestido até meados do século XX, o ato era considerado um escândalo.

©

Shutterstock

Jovens com carros

Até hoje, jovens em carros ainda são vistos como ameaça por terem maior propensão a dirigir sob a influência de álcool ou drogas ou por usarem o celular ao volante.

©

Shutterstock

Jovens com carros

No entanto, apenas um século atrás, um jovem de 18 anos com um carro era escandaloso! Mas por uma razão totalmente diferente: dirigir sinalizava intenções desonrosas.

©

Shutterstock

Eletricidade

Quando Thomas Edison eletrocutou um elefante em 1903, muitas pessoas ficaram compreensivelmente horrorizadas com a ideia de ligar esse tipo de energia a suas casas.

©

Shutterstock

Não usar drogas

�? difícil imaginar, mas, apenas 100 anos atrás, drogas pesadas como heroína e cocaína não eram apenas legais, mas ativamente encorajadas ao uso.

© Shutterstock

Não usar drogas

Os médicos prescreviam heroína e essa era uma droga usada como ingrediente de xaropes para tosse! Sigmund Freud, por sua vez, usava cocaína como forma de tratar a depressão e a indigestão.

©

Getty Images

Tomates

Durante o século XVIII, os tomates ganharam a reputação de serem “maçãs venenosas”, depois que vários aristocratas sofreram envenenamento por chumbo. A culpa, porém, não era dos tomates e sim dos pratos de estanho em que comeram.

©

Shutterstock

Tomates

Levou muito tempo para os tomates superarem sua má reputação �?? até mesmo o poeta do século XIX, Ralph Waldo Emerson, os descreveu como “objetos de muito terror”.

©

Shutterstock

Carruagens sem cavalos

Quando os carros surgiram pela primeira vez no início do século XX, eles foram evitados por muitos por causa do custo.

©

Shutterstock

Carruagens sem cavalos

Poucos achavam que os carros eram uma alternativa digna ao fiel cavalo e à carruagem que nunca precisou trocar os pneus.

©

Getty Images

A cor roxa

Em 1903, o Boston Globe publicou um artigo chamado “Cores que Levarão o Cérebro à Loucura”.

©

Shutterstock

A cor roxa

A história incluía declarações como “roxo é a cor mais perigosa que existe” e “o roxo vai matá-lo eventualmente”.

©

Shutterstock

Não consumir material radioativo

Antes de sabermos até que ponto a exposição à radiação prejudica o corpo humano, as pessoas costumavam beber Radithor, um medicamento patenteado feito pela destilação de água com material radioativo.

©

Shutterstock

Não consumir material radioativo

Eben Beyers, um proeminente magnata do aço americano, morreu de envenenamento por radiação em 1932. Uma história foi publicada no Wall Street Journal com o título “A água de Rádio [um elemento químico] funcionou bem até que a mandíbula dele saiu.”

©

Shutterstock

Banho diário

No início do século XX, era incomum as pessoas tomarem banho mais de uma vez por semana.

©

Shutterstock

Banho diário

A água era muitas vezes escassa e foi só depois que o encanamento para as casas foi introduzido que as pessoas começaram a se esfregar diariamente.

©

Shutterstock

Mulheres em bicicletas

Na virada do século passado, era amplamente considerado impróprio para as mulheres andarem de bicicleta.

©

Shutterstock

Mulheres em bicicletas

Em 1895, o New York World publicou
um artigo detalhando todas as coisas que uma  m u l h e r  não deve fazer ao andar de bicicleta. E incluía “Não recuse ajuda ao subir uma colina.”

©

Shutterstock

Viver até os 100

Em 1900, a expectativa média de vida de um brasileiro era de 33,7 anos. Em 2019, era de 76,6 anos.

©

Shutterstock

Viver até os 100

Com as pessoas vivendo cada vez mais e mais, agora não é uma novidade que alguém comemore seu centenário.

©

Shutterstock

Proibições de fumar

Até meados do século 20, era possível fumar muito bem em qualquer lugar. Restaurantes, bares, aviões… fumantes eram bem-vindos em qualquer lugar que você possa imaginar.

©

Shutterstock

Proibições de fumar

Hoje em dia o tabagismo em lugares fechados é quase que universalmente proibido, algo que teria espantado uma pessoa apenas 100 anos atrás.

©

Shutterstock

Transporte público

Hoje em dia quase todo mundo usa algum tipo de transporte público, especialmente com o esforço global para avançar em direção a formas ambientalmente corretas de ir do ponto A ao ponto B.

©

Shutterstock

Transporte público

Mas trens e ônibus nem sempre foram tão populares. De acordo com um editorial de 1912 no Chicago Sunday Tribune, os cabos de estabilidade nos vagões do metrô podem causar “uma tensão terrível sobre os órgãos internos”.

©

Shutterstock

Mulheres com tatuagens

Há um século atrás, tatuagens estavam associadas à criminalidade e à cultura underground. Uma mulher com uma tatuagem era uma  p r o s t i t u t a  ou fazia parte do circo.

©

Shutterstock

Mulheres com tatuagens

Hoje em dia, tatuagens são totalmente aceitáveis socialmente, e estudos têm realmente mostrado que mais mulheres estão sendo tatuadas do que os homens.

Veja também: O risco crescente de uma guerra pela água

©

Shutterstock

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...

Coisas comuns que aumentam (e muito!) a ansiedade

A ansiedade é uma condição de saúde mental que pode causar tensão, pânico, sudorese, medo e batimentos cardíacos acelerados. Para algumas pessoas, também pode causar ataques de pânico e sintomas físicos, como dor no tórax. Infelizmente, a ansiedade às vezes pode entrar em ação...