Voto útil vira arma na disputa polarizada pela Presidência da República

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos
As últimas pesquisas de intenção de votos divulgadas nesta semana �?? em especial a do Instituto Datafolha �?? reforçaram a percepção de que a disputa à Presidência da República pode ser decidida em primeiro turno pelo candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (SP).

O chamado voto útil �?? aquele que é dado não ao candidato da preferência do eleitor, mas a quem possa evitar a vitória do adversário indesejado �?? é tratado como estratégico para os dois nomes que polarizam a atual disputa. De acordo com a pesquisa Datafolha, Lula venceria no primeiro turno com 54% dos votos válidos, contra 30% do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que tenta a reeleição.

Para o segundo colocado, os números são preocupantes, mas não a ponto de provocar mudanças significativas no projeto de reeleição. Os governistas ainda se fiam na tese de que o eleitorado de Bolsonaro é suficiente para levá-lo ao segundo turno, e será engrossado pelo voto útil antipetista. O desafio, agora, é trazer de volta aquele eleitor que votou no presidente em 2018, mas se afastou dele depois de três anos e meio de crise econômica, de ataques à democracia e às instituições e do palavreado agressivo que caracterizam o estilo de comunicação do atual mandatário. �??Ruim comigo, pior com Lula�?�, disse um apoiador do presidente ao referir-se à forma de abordagem desse eleitor arrependido.
Nas hostes petistas, a vitória no primeiro turno nunca esteve fora do radar. Ao contrário. A estratégia de comunicação foi mudada ao longo das últimas semanas, justamente, para consolidar a percepção de que só Lula pode derrotar Bolsonaro. Avançar sobre outras forças de oposição ao presidente é natural e vem sendo trabalhada internamente. Um dos alvos prioritários é o eleitor tucano que não se identifica com o discurso de direita. O partido está trabalhando intensamente para atrair os descontentes do PSDB, em especial, da chamada ala histórica do partido. A adesão do ex-chanceler Aloysio Nunes (PSDB-SP) é o primeiro troféu conquistado com a retórica do voto útil. �??Não há hesitação possível�?�, declarou o chanceler quando anunciou seu apoio ao candidato do PT já no primeiro turno. A saída do ex-governador João Doria (PSDB-SP) da disputa facilita essa abordagem.
Além das pesquisas, as poucas opções disponíveis para uma terceira via competitiva reforça a tese em favor do voto útil. Para o doutor em ciência política Leonardo Barreto, da consultoria de risco político Vector Research, �??há demanda�?� para um candidato alternativo de centro, com o chamado eleitor nem-nem (nem Lula nem Bolsonaro). O problema, segundo ele, é que não há �??oferta�?�.
�??A polarização não é inédita no país, desde 1992 é assim. Só em 2014, com Marina Silva e Eduardo Campos, o cenário foi mais amplo. O que chama a atenção, agora, é a intensidade da polarização�?�, apontou. Para ele, um dos fatores que explica essa �??intensidade�?� é o voto determinado pela rejeição. �??Em vez de votar em Ciro Gomes (PDT) ou em Simone Tebet (MDB), o eleitor antecipa o segundo turno. �? a ideia de não desperdiçar o voto. Com o cenário já dado de polarização, muitos eleitores não vão querer ‘queimar voto’ no primeiro turno em candidatos que já sabem que vão perder.�?�
Terceira via Essa percepção é compartilhada por quem acompanha, de dentro, os passos da pré-campanha de Bolsonaro à reeleição. Uma das frases ouvidas nos corredores do Palácio do Planalto é que �??a campanha já começa no segundo turno�?� – uma referência de que não haverá outro nome competitivo na disputa em primeiro turno. �??O que a gente não sabe é se haverá terceiro turno�?�, disse um dos estrategistas da pré-campanha bolsonarista. Segundo essa fonte, a campanha para valer ainda não começou e a eleição não será decidida em 3 de outubro. Mas, disse ela, está claro o movimento para inviabilizar a terceira via e �??acabar com a eleição do Ciro (Gomes)�?�.
A percepção de que o cenário eleitoral já está definido e que a polarização é irreversível está pautando, também, os movimentos do PSDB. �??Depois de fritar (João) Doria, o PSDB está, agora, fritando o acordo da terceira via que, hoje, se limita a Ciro Gomes�?�, avaliou Leonardo Barreto. Não há, porém, nenhuma intenção do PDT de abandonar o seu pré-candidato, em que pese a boa relação entre o presidente da legenda, Carlos Lupi, e o ex-presidente Lula. Ao contrário, qualquer referência ao apoio do PDT a Lula costuma irritar o pré-candidato pedetista.
A coordenação da campanha do PT não quer confusão com Ciro e evita falar em voto útil. Neste momento da pré-campanha, com a cristalização do cenário polarizado, a prioridade do partido é avançar nas negociações com legendas que não têm candidato à Presidência, como PSD, Podemos e PSDB.
�??Ninguém quer brigar com Ciro, até porque o eleitor dele votaria no Lula se Ciro não fosse candidato�?�, disse ao Estado de Minas o coordenador de comunicação do PT, Jilmar Tatto. Para ele, é o eleitor quem está ditando os rumos da eleição. �??Aquela euforia pela terceira via não está mais existindo. A última vítima foi João Doria. Não foi o PSDB que o tirou da disputa, foi o eleitor�?�, disse Tatto. �??O comportamento do PT é de não instigar candidaturas que enfrentam dificuldade. Não vamos fazer nenhum movimento para tirar a candidatura de Ciro. Deixe o Ciro ser candidato�?�, concluiu.
Para políticos do PDT, Ciro deve levar a candidatura adiante e se contrapor ao discurso do voto útil. �??Lula tem uma relação pessoal com o Carlos Lupi. Eu acho natural que ele busque uma aproximação, como também acho natural o Ciro não gostar disso. O PDT é um partido do campo progressista também, o PT querer essa aproximação é natural. Cada um no seu quadrado. Não acho que exista essa possibilidade (de apoio a Lula), pelo menos no primeiro turno�?�, declarou ao EM o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE). �??Ciro é o nosso candidato. Ele critica, sim, algumas posições defendidas pelo ex-presidente Lula, e ele tem um estilo próprio, uma linguagem própria. Nós temos uma posição muito fechada com o Ciro�?�, reforçou o deputado Chico D�??Angelo (PDT-RJ).

CONFIAN�?A NAS URNAS 

Em dois meses, a confiança dos brasileiros nas urnas eletrônicas (foto)  diminuiu. O novo levantamento do Instituto Datafolha, publicado ontem, revelou uma queda de nove pontos percentuais na taxa de confiança dos entrevistados em relação à última pesquisa, realizada em 25 de março. Apesar da queda, a confiança ainda é predominante entre os brasileiros: 73% afirmaram acreditar no sistema eleitoral, ante 24% que se denominam desacreditados das urnas e 2% que não souberam opinar. Em março, o nível de confiança era de 82%. Em contrapartida, a taxa dos que não confiavam nas urnas eletrônicas era menor: 17% dos entrevistados disseram que desacreditam da segurança da forma de se elegerem figuras políticas. Feito entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), o levantamento entrevistou 2.556 pessoas, acima de 16 anos, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (24) um projeto de lei complementar que concede poderes aos estados para formular leis e flexibilizar as atuais regras de porte de armas, num revés para o governo Lula (PT). De autoria da presidente da

AGU pede inquérito sobre divulgação de decisões sigilosas no X de Elon Musk

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta terça-feira, 23, uma notícia de fato ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre publicações do ativista e jornalista norte-americano Michael Shellenberger no X. Shellenberger divulgou arquivos do chamado "Twitter Files" - documentos internos vazados pelo empresário Elon Musk depois que ele comprou a rede social, incluindo trocas de e-mails

STF julga limites e critérios para apurações do Ministério Público

(FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) volta a discutir, nesta quarta (24), a atuação do Ministério Público em investigações criminais e a de debater os limites sobre o tema e adequar o papel do órgão diante da implantação do juiz das garantias. A ideia que tem sido discutida pelos ministros, segundo a Folha de