Ver menos televisão pode reduzir risco de doenças cardíacas coronárias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mais de um em cada 10 casos de doenças cardíacas coronárias poderiam ser evitados se as pessoas reduzissem o tempo que passam vendo televisão para menos de uma hora por dia, segundo um novo estudo da Universidade de Hong Kong.

A doença cardíaca coronária ocorre quando gordura se acumula dentro das artérias coronárias, fazendo com que estas se estreitem e reduzindo o fluxo de sangue do coração. De acordo com estes investigadores, reduzir o tempo gasto em frente de uma televisão pode diminuir o risco de desenvolver a doença.

�??Reduzir o tempo gasto vendo televisão deve ser reconhecido como um alvo comportamental fundamental para a prevenção de doenças coronarianas, independentemente da suscetibilidade genética e dos marcadores de risco tradicionais�?�, diz Youngwon Kim, professor assistente da Universidade de Hong Kong e autor deste estudo citado pelo jornal britânico The Guardian.

Num artigo publicado pela revista BMC Medicine, Kim e os seus colegas contam que usaram dados de 373.026 britânicos de etnia branca com idades entre 40 e 69 anos que faziam parte de uma amostra conhecida como estudo do UK Biobank.

Nenhum dos participantes do estudo tinha doença cardíaca coronária ou tinha sofrido um acidente vascular cerebral na ocasião em que foram selecionados. No entanto, os investigadores encontraram 9.185 casos da doença nos participantes.

O estudo sugere que �?? após de considerem o risco genético de doença coronária, calculado para cada participante, bem como fatores como o índice de massa corporal, idade, sexo, tabagismo, dieta, quantidade de atividade física e nível de privação �?? quanto maior a quantidade de televisão assistida, maior o risco de desenvolver doença cardíaca coronária.

Comparado com pessoas que assistiam quatro ou mais horas de televisão por dia, aqueles que assistiam uma hora ou menos tinham um risco 16% menor de desenvolver doença coronária, enquanto que aqueles que assistiram duas a três horas por dia o risco foi 6% menor.

Os investigadores relatam que a tendência se manteve em todas as idades e todos os níveis de risco genético �?? embora aqueles com maior risco genético de doença coronária tenham maior risco de desenvolver a doença.

Assim, assumindo que assistir a televisão está na base do aumento do risco de doença cardíaca coronária �?? algo que é impossível provar a 100% �?? o estudo estima que cerca de 11% dos casos de doença cardíaca coronária poderiam ser evitados se as pessoas reduzissem as horas passadas a ver televisão para menos de uma hora por dia, mesmo depois de contabilizar o risco genético e outros fatores.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...