Um dia após divulgação da falta de medicamentos, Uberaba recebe remessas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

Um dia após o Departamento de Assistência de Farmácia da Secretaria de Saúde de Uberaba informar à imprensa local que 24 medicamentos estavam em falta na Rede de Assistência de Farmácia do Município, unidades da rede receberam, nessa quarta-feira (25/5), remessas de quatro dos medicamentos, em atraso há mais de 30 dias.
 
No entanto, de acordo com prefeitura, os 24 medicamentos ainda são considerados em falta, sendo que sete itens aguardam resposta de fornecedores que foram notificados.
 
Segundo a chefe do Departamento Municipal de Assistência de Farmácia, Jucelena Aparecida Penteado Moreira, foram remessas dos medicamentos Dipirona 500mg, Sinvastatina de 20 mg, Fenobarbital de 100mg e insulina NPH – canetas que chegaram na quarta-feira e já foram distribuídas para as unidades de farmácia da rede pública de Uberaba.

“Essa é uma boa notícia; estamos conseguindo repor os estoques desses medicamentos, principalmente a Dipirona, que é bastante requisitada na nossa rede. Nossa expectativa é para a chegada de novas remessas para o abastecimento dos estoques”, destacou Jucelene Moreira.

“Dentro do controle de estoque, considerando entradas e saídas, o abastecimento do Serviço de Assistência de Farmácia (SAF) está em 82,4%”, complementou.

 
De três fornecedores que foram notificados, um deve ser penalizado

Em março deste ano, ainda conforme Moreira, o Departamento de Assistência de Farmácia encaminhou documentos para notificações de atrasos relativos às compras empenhadas, envolvendo três empresas, sendo que duas delas apresentaram pedido de extensão do prazo para entrega e essa demanda foi remetida para análise da Seção de Abastecimento Farmacêutico.

 
“Uma terceira empresa notificada por atraso na entrega deve ser penalizada por não apresentar justificativa”, finalizou.
 
Processos licitatórios e pregões eletrônicos

Segundo a farmacêutica do Departamento de Assistência de Farmácia de Uberaba, Gabriela Vizzotto, neste momento estão sendo realizados processos licitatórios para a compra de medicamentos para suprir os itens em falta. “Pregões eletrônicos estão em andamento, todos em fase de finalização, a maioria em processo de homologação e assinaturas de contrato”, explicou.
 

“Houve aumento do consumo de medicamentos em 2021 e o quantitativo da programação de compras realizadas para esses itens não foi suficiente. Novos processos licitatórios não foram concluídos a tempo para substituir os contratos sem saldos, ocasionando o desabastecimento de alguns itens nas farmácias municipais”, complementou Vizzotto.

Ainda conforme a farmacêutica, a Secretaria de Saúde de Uberaba está empenhada em agilizar a finalização dos pregões eletrônicos e a regularização dos estoques na Seção de Abastecimento Farmacêutico.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no