Comerciantes reclamam de prejuízos com avanço da Cracolândia em SP

Comerciantes do Centro de São Paulo estão desesperados com...

Carla Zambelli é condenada a indenizar deputadas do PSOL por associá-las à ‘esquerda genocida’

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a indenizar...

Vaca prenha é retirada de fossa de mais 3 metros de profundidade na BA

Uma vaca que estava prenha foi resgatada de...

Ariel Cabral, ex-Cruzeiro, fecha com clube do Uruguai

Ariel Cabral foi anunciado como reforço do Racing, equipe...

Um dia após divulgação da falta de medicamentos, Uberaba recebe remessas

Publicado em:

Compartilhe esse artigo
 
Um dia após o Departamento de Assistência de Farmácia da Secretaria de Saúde de Uberaba informar à imprensa local que 24 medicamentos estavam em falta na Rede de Assistência de Farmácia do Município, unidades da rede receberam, nessa quarta-feira (25/5), remessas de quatro dos medicamentos, em atraso há mais de 30 dias.
 
No entanto, de acordo com prefeitura, os 24 medicamentos ainda são considerados em falta, sendo que sete itens aguardam resposta de fornecedores que foram notificados.
 
Segundo a chefe do Departamento Municipal de Assistência de Farmácia, Jucelena Aparecida Penteado Moreira, foram remessas dos medicamentos Dipirona 500mg, Sinvastatina de 20 mg, Fenobarbital de 100mg e insulina NPH – canetas que chegaram na quarta-feira e já foram distribuídas para as unidades de farmácia da rede pública de Uberaba.

“Essa é uma boa notícia; estamos conseguindo repor os estoques desses medicamentos, principalmente a Dipirona, que é bastante requisitada na nossa rede. Nossa expectativa é para a chegada de novas remessas para o abastecimento dos estoques”, destacou Jucelene Moreira.

“Dentro do controle de estoque, considerando entradas e saídas, o abastecimento do Serviço de Assistência de Farmácia (SAF) está em 82,4%”, complementou.

 
De três fornecedores que foram notificados, um deve ser penalizado

Em março deste ano, ainda conforme Moreira, o Departamento de Assistência de Farmácia encaminhou documentos para notificações de atrasos relativos às compras empenhadas, envolvendo três empresas, sendo que duas delas apresentaram pedido de extensão do prazo para entrega e essa demanda foi remetida para análise da Seção de Abastecimento Farmacêutico.

 
“Uma terceira empresa notificada por atraso na entrega deve ser penalizada por não apresentar justificativa”, finalizou.
 
Processos licitatórios e pregões eletrônicos

Segundo a farmacêutica do Departamento de Assistência de Farmácia de Uberaba, Gabriela Vizzotto, neste momento estão sendo realizados processos licitatórios para a compra de medicamentos para suprir os itens em falta. “Pregões eletrônicos estão em andamento, todos em fase de finalização, a maioria em processo de homologação e assinaturas de contrato”, explicou.
 

“Houve aumento do consumo de medicamentos em 2021 e o quantitativo da programação de compras realizadas para esses itens não foi suficiente. Novos processos licitatórios não foram concluídos a tempo para substituir os contratos sem saldos, ocasionando o desabastecimento de alguns itens nas farmácias municipais”, complementou Vizzotto.

Ainda conforme a farmacêutica, a Secretaria de Saúde de Uberaba está empenhada em agilizar a finalização dos pregões eletrônicos e a regularização dos estoques na Seção de Abastecimento Farmacêutico.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IPTU em BH: quem pagar parcelas de 2022 terá desconto

O contribuinte de Belo Horizonte que pagar integralmente as parcelas de agosto a dezembro deste ano do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), até o...

Suspeitos são investigados por desvio de R$ 20 milhões da Vale

A Polícia Civil (PC) de Uberaba deflagrou, nessa terça-feira (28/6), a 2ª fase da Operação Vale Ouro, que investiga, desde 2017, suspeitos de furtarem...

Varíola dos macacos: três casos são investigados em Minas Gerais

Três casos suspeitos da varíola dos macacos estão sendo investigados em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com