Sesab faz recomendações para evitar contágio da varíola de macaco:

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Sesab faz recomendações para evitar contágio da varíola de macaco: 'Não há casos suspeitos'

Foto: OMS / Centro de Controle de Doenças da Nigéria

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fez recomendações sobre a prevenção do contágio pela varíola de macaco, que ainda não tem casos registrados no Brasil, mas foi identificada entre países da Europa, nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália. Segundo a pasta, residentes e viajantes de países endêmicos devem evitar o contato com animais doentes que possam abrigar o vírus da varíola dos macacos.

Entre os cuidados também estão o de abster-se de comer ou manusear caça selvagem, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de evitar contato com pessoas infectadas e usar objetos de pessoas contaminadas e com lesões na pele.

A doença é endêmica de países africanos, no entanto, os surtos identificados fora do continente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), parecem não ter relação com estes locais, o que pode indicar uma possível transmissão comunitária do vírus.

Ao Bahia Notícias, a Sesab afirmou que, embora a infecção pelo vírus da varíola dos macacos na África Ocidental às vezes leve a doenças graves em alguns indivíduos, a doença geralmente é autolimitada.

“A taxa de mortalidade de casos para o vírus da África Ocidental é de 1%, enquanto para o vírus da Bacia do Congo pode chegar a 10%. As crianças também estão em maior risco, e a varíola durante a gravidez pode levar a complicações, varíola congênita ou morte do bebê, aponta a OMS”, afirmou a Sesab.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Romário assina contrato com o América-RJ e pode retornar aos campos aos 58 anos

O ex-jogador de futebol e atual senador, Romário (PL-RJ), assinou contrato com um novo clube. O craque da seleção brasileira da década de 90 e 2000, pode retornar aos campos aos 58 anos. O time escolhido foi o América Football Club, no qual ele também é presidente. Ele acertou vínculo de uma temporada com o

Brasileira Kamilla Cardoso é ‘draftada’ na 3ª escolha e vai disputar WNBA pelo Chicago Sky

A pivô brasileira Kamilla Cardoso foi selecionada na 3ª escolha do draft da WNBA (liga de basquete feminino dos Estados Unidos) e vai jogar pelo Chicago Sky. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (15) em Nova York. Aos 22 anos, Kamilla superou Stephanie Soares, 4ª escolha de 2023, e se tornou a brasileira mais

Seleção de basquete dos EUA define 11 das 12 estrelas da NBA que disputarão Olimpíadas de Paris; veja a lista

A seleção de basquete dos Estados Unidos já tem quase todos os nomes definidos para os Jogos Olímpicos de Paris. De acordo com o site “The Athletic”, a comissão técnica liderada por Steve Kerr, treinador do Golden State Warriors, já escolheu 11 dos 12 jogadores que representarão o país na competição, incluindo grandes estrelas da