Relatora cobra �??todo o rigor�?� em processo por racismo na Câmara de SP

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A relatora do processo de cassação por falas racistas do vereador Camilo Cristófaro, do Avante, na Câmara Municipal de São Paulo, Elaine do Quilombo Periférico, do PSol, afirmou nesta quinta-feira (19/5) que o caso precisa ser tratado �??com todo o rigor�?�. Elaine é a única parlamentar negra na Corregedoria, setor responsável pela análise desses julgamentos. A palavra final será do plenário.

No último dia 3, o vereador Camilo Cristófaro, então filiado ao PSB, usou uma expressão racista durante uma conversa privada na CPI dos Aplicativos. O áudio do microfone de Cristófaro vazou no início da sessão e foi transmitido pela rede de TV da Câmara dos Vereadores de São Paulo. �??�? coisa de preto�?�, afirmou.

Elaine analisará pelo menos quatro representações que pedem que o colega perca o mandato. Segundo a vereadora, a Corregedoria decidirá nos próximos dias se o processo deve seguir tramitando. Para Elaine, o vídeo com as falas racistas é �??muito claro�?�.

�??O vídeo é muito claro, a fala é publicamente inaceitável. Esse caso tem que ser tratado de maneira exemplar, com todo o rigor e critério do estatuto da Corregedoria. Em casos desse tipo, a Câmara não pode se posicionar de outra maneira. �? notório que nosso Legislativo, em todas as instâncias, tem dificuldade de tratar os casos de racismo ou injúria racial�?�, disse a parlamentar, prosseguindo:

�??Para uma Casa Legislativa, é muito triste. São casos terríveis para a nossa democracia. Temos que tratar o caso com seriedade e celeridade�?�.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui. Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

O post Relatora cobra �??todo o rigor�?� em processo por racismo na Câmara de SP apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Oposição pressiona Lira a pautar PEC das drogas, e aliados de Lula já temem derrota

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A oposição ao governo Lula (PT) pressiona o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a dar celeridade à tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza porte e posse de drogas. A PEC das Drogas foi aprovada pelo Senado na terça-feira (16) por ampla maioria, em reação ao julgamento

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Hardt

(FOLHAPRESS) - O aval dado pela juíza federal Gabriela Hardt, em 2019, para a criação da fundação da Lava Jato deve entrar no foco do plenário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na próxima sessão presencial do colegiado, em maio. Isso porque tal decisão acabou se tornando um ponto central da reclamação disciplinar aberta em

Deputados dos EUA divulgam decisões sigilosas de Moraes removendo perfis do X

A ala republicana da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA divulgou na quarta-feira, 17, um relatório sobre a suposta "censura do governo brasileiro" ao X (antigo Twitter) e a outras redes sociais, como Facebook e Instagram. O documento inclui 88 decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)