PRF garante à OAB-SE manter afastamento de policiais por morte em ‘câmara de gás’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente da seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE), Danniel Costa, se reuniu nesta segunda-feira, 30, com representantes da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado e disse ter ouvido dos agentes que a instituição está comprometida em manter o afastamento dos policiais envolvidos no assassinato de Genivaldo de Jesus Santos por asfixia em uma “câmara de gás improvisada”.

Segundo Costa, a corporação instituiu uma comissão de inquérito e processo administrativo, constituída por oficiais de outros estados, para investigar o caso com imparcialidade. O grupo de intervenção da PRF que acompanha o caso disse à OAB não compactuar com o ocorrido e se colocou à disposição da instituição para prestar assistência à família da vítima.

“Diante da gravidade dos fatos que violaram direitos humanos, com sérios indícios de torturas de uma pessoa preta e com indícios de deficiência, a OAB Sergipe seguirá atenta às investigações, cobrando transparência, celeridade e segurança para todos”, disse o presidente da OAB-SE.

No último sábado, 28, a seccional de Sergipe e o conselho federal da OAB requereram à corporação a adoção de medidas preventivas imediatas para evitar que casos semelhantes ocorram. Além disso, a Ordem pediu ao Ministério Público Federal (MPF) a prisão cautelar dos policiais envolvidos no homicídio. O caso segue em fase de investigação criminal.

“As instituições lamentam o triste episódio, que não pode ser considerado isolado, pois o assassinato sistemático de pessoas negras é uma triste realidade de nosso país, que carece de ações específicas para ser superado”, diz o comunicado emitido pela OAB e a seccional do Sergipe para anunciar a cobrança de providências.

Na semana passada, moradores da cidade de Umbaúba, no sul de Sergipe, filmaram dois agentes da PRF executando Genivaldo no porta-malas de uma viatura tomada por gás. Segundo familiares, o homem sofria de esquizofrenia e há 20 anos tomava medicamentos controlados. A PRF afirma que a vítima resistiu à abordagem e precisou ser contida com armas não letais.

Preocupação da ONU
Em visita ao Brasil, o representante do escritório de Direitos Humanos para América do Sul da Organização das Nações Unidas (ONU), Jan Jarab, se reuniu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e manifestou preocupação com “a recorrência de casos de violência envolvendo a PRF”.

Jarab informou ao ministro que a ONU acompanha os casos de violência policial no Rio de Janeiro e outros envolvendo a PRF. O encontro no gabinete do ministro Barroso contou ainda com a presença do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que cobrou a investigação dos casos recentes de assassinatos causados pela letalidade policial. “A impunidade é nosso adversário”, relatou o parlamentar.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Sistema integrado pretende simplificar processo de heteroidentificação no TJ-BA

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) criou um sistema integrado com foco na simplificação da heteroidentificação. A plataforma é voltada ao requerimento, processamento e votação da identificação de pessoas autodeclaradas negras.   Segundo o TJ-BA, entre os meses de fevereiro e abril deste ano, a Comissão

VÍDEO: PM prende dois homens armados no bairro do Cabula, em Salvador

Dois homens armados foram presos no bairro do Cabula, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (25). O caso aconteceu na Rua Silveira Martins, principal via do bairro, nas proximidades do bairro do Resgate. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que os dois suspeitos estavam a bordo de uma motocicleta, quando

Mulheres moram há três meses em rede de fast food no Rio de Janeiro

Duas mulheres estão morando em uma loja do McDonald’s, localizada no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com a rádio CBN, que acompanhou a rotina da dupla, elas estão no local há quase três meses.   As mulheres carregam cinco malas grandes e em bom estado. Elas dormem na calçada da rede