Por aliança com PSDB, Tebet articula apoio à eleição de Leite no RS

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Após lançar seu nome como pré-candidata da chamada terceira via ao Palácio do Planalto na última quarta-feira (25/5), a senadora Simone Tebet (MS) ganhou uma nova tarefa considerada crucial para obter o apoio formal dos tucanos, que ela disse ter �??certeza�?� de que virá.

A senadora foi incumbida de convencer os emedebistas tradicionais gaúchos, entre eles Pedro Simon e José Fogaça, entre outros, a desistirem da candidatura própria ao Palácio Piratini, sede do governo estadual, e apoiarem o nome do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) como candidato ao governo.

Leite renunciou ao mandato com o sonho de concorrer à Presidência da República, mesmo após perder as prévias do PSDB para João Doria. Negociou com o PSD de Gilberto Kassab, mas decidiu seguir como tucano. Declarou desde o início do mandato de governador no RS que não concorreria à reeleição. Agora, sem a candidatura ao Planalto, pode rever a posição e concorrer novamente ao Palácio Piratini.

Tebet tem mantido conversas com os líderes do partido no Rio Grande do Sul, e tem o ex-governador Germano Rigotto como coordenador de seu programa de governo. Agora ele intensifica a conversa para tentar resolver a disputa gaúcha como último ajuste para a definição da chapa nacional.

Nesse contexto, Tebet também não descarta ter o nome de Eduardo Leite como vice em sua chapa, a depender da decisão que for tomada pelo PSDB no estado.

Leite, por sua vez, aponta para um projeto estadual, apesar de ter se colocado como contrário à reeleição ao longo de seus mandatos como prefeito de Pelotas e como governador.

Nesta semana, ao comentar nas redes sociais especulações sobre o lançamento de seu nome como candidato do PSDB, o ex-governador indicou sua mira no projeto local. �??Meus olhares e minha atenção estão no RS. A condução do processo nacional está a cargo de nossos dirigentes partidários, que, confio, saberão construir unidade no PSDB e outras agremiações�?�, disse.

�??Vejo e entendo como natural que se encaminhe a discussão de apoio a Simone. Mas o PSDB precisa aprofundar a discussão com o MDB sobre o projeto para o país e como se dará essa construção. Confio que chegaremos a um denominador comum�?�, disse.

Meus olhares e minha atenção estão no RS. A condução do processo nacional está a cargo de nossos dirigentes partidários que, confio, saberão construir unidade no PSDB e outras agremiações. Terão minha parceria para isso, mas não articulo e nem participo das articulações nacionais

�?? Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 24, 2022

Nesta semana, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo (PE), incluiu o Rio Grande do Sul entre as exigências dos tucanos na negociação com o MDB. Ele também falou de seu prório estado, Pernambuco, e de Mato Grosso do Sul, estado de Tebet.

Apesar disso, tanto tucanos quanto emedebistas consideram que o verdadeiro nó da aliança em torno da candidatura da senadora à Presidência da República é a definição da chapa no Sul.

A própria candidata considera a situação �??pacificada�?� nos demais estados, e alega que os dois partidos nunca tiveram dificuldades em andar juntos em seu estado.

No caso gaúcho, atender a reivindicação tucana exigiria a retirada do nome do atual pré-candidato emedebista, Gabriel Souza, que poderia então ser candidato a vice na chapa encabeçada por Leite. Já a pré-candidatura à reeleição do atual governador, Delegado Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), não é vista como factível pelas duas legendas.

Divisão de palanque com Lula Entre as exigências apresentadas pelo PSDB, pelo menos uma delas o MDB já avisou que não será atendida. Trata-se da situação em Pernambuco. A exigência era de que o MDB apoiasse a campanha da tucana Raquel Lyra.

No estado de Bruno Araújo, porém, o MDB está na coligação com o PSB, que lançou o nome do deputado federal Danilo Cabral, com as bençãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será o candidato do PT ao Planalto.

O presidente do MDB no estado, deputado Raul Henry, informou a Bruno Araújo que o partido poderá, no máximo, montar um evento para Simone no estado, mas que é impossível deixar agora o palanque de Danilo/Lula.

Tebet também dá como resolvida a questão em seu estado, Mato Grosso do Sul, e não vê dificuldades em um acordo para unir as candidaturas de Eduardo Riedel, lançado pelos tucanos, e do ex-governador André Puccinelli (MDB).

foto-6-coletiva-de-imprensa-pre-candidata-presidencia-simone-tebet-mdb-25052022 Simone Tebet e Bivar (1) Sergio Moro e Simone Tebet homologacao candidatura simone tebet 2 Alessandro Vieira e Simone Tebet Simone Tebet ao lado de possíveis aliados para 2022 simone tebet Simone Tebet e Tasso Jereissati na CCJ do Senado – Reforma da Previdência Simone Tebet Cerimônia de posse no Senado, Simone Tebet (MDB-MS) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) simone tebet 0

O post Por aliança com PSDB, Tebet articula apoio à eleição de Leite no RS apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PL protocola pedido de cassação de Glauber Braga após confusão com militante do MBL

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O PL protocolou um pedido de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) nesta quarta-feira (17) por agressões contra um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) na Câmara dos Deputados. A representação é por quebra de decoro parlamentar. O partido afirma que Braga tem "atitudes desequilibradas enraizadas". "Tornou-se corriqueiro para

Barroso: Divulgação de despachos sigilosos do STF é ‘problema interno’ dos EUA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira, 18, que não há "problema nenhum" na divulgação de documentos da Corte por deputados dos EUA. "Isso é um problema interno dos Estados Unidos", afirmou. Ele respondeu a um questionamento de jornalistas após a abertura de exposição na sede do Supremo. A

Oposição pressiona Lira a pautar PEC das drogas, e aliados de Lula já temem derrota

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A oposição ao governo Lula (PT) pressiona o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a dar celeridade à tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza porte e posse de drogas. A PEC das Drogas foi aprovada pelo Senado na terça-feira (16) por ampla maioria, em reação ao julgamento