Polícia Civil concede Medalha Cruz da Ordem a autoridades e servidores

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Delegados, escrivães, investigadores e servidores administrativos foram homenageados, nesta sexta-feira (27), com Medalhas do Mérito Policial Civil Cruz da Ordem. A cerimônia, realizada no Centro de Operações de Inteligência (COI), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), contou com a participação de autoridades das forças de segurança, do Poder Judiciário e da sociedade civil. 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, esteve na cerimônia e foi agraciado com uma das 86 medalhas distribuídas pela Polícia Civil. “O Ministério Público brasileiro trabalha em conjunto com as polícias judiciárias. Essa é uma relação institucional que se completa com o Poder Judiciário. O sistema de Justiça deve funcionar, de certa forma, buscando o cumprimento da Constituição e das Leis, observando o devido processo legal, especialmente para que haja uma igualdade de tratamento não só na defesa dos interesses dos réus, como das vítimas no sistema de Justiça”, afirmou o procurador. 

A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, afirmou que essa é a segunda edição da Medalha do Mérito Policial Civil Cruz da Ordem, que é entregue aos servidores e as pessoas da comunidade que se destacaram prestando serviços relevantes à Polícia Civil e à segurança pública. �??�? uma forma de reconhecimento, de homenagem e de celebrar todas as pessoas que ajudam a construir a instituição�?�, declarou. 

Desde que assumiu como delegada, Heloísa tem realizado um processo de modernização da estrutura policial, com quase 100 novas unidades sendo construídas e reformadas. Além disso, todo o parque tecnológico da Polícia Civil está sendo substituído. �??Nós também implementamos o programa policial eletrônico e hoje o nosso inquérito policial ele já nasce 100% digital, o que aumenta a nossa eficiência. Tudo isso para melhorar o serviço que oferecemos à sociedade baiana�?�, complementa a delegada.

Uma das homenageadas, Ilma Paiva, delegada de polícia há quase 30 anos e que atualmente atua como coordenadora geral do escritório de projetos e processos da Polícia Civil, responsável pela gestão estratégica da corporação, declarou ser uma honra receber uma medalha pelo trabalho que vem desenvolvendo. 

�??Projetos que são implementados, assim como as novas unidades, os equipamentos especiais e também as mudanças de legislação no âmbito da valorização do policial são feitas pela minha equipe. Então para mim é uma honra poder ser agraciada pela medalha, considerando o trabalho que a equipe do escritório desenvolve em prol da Polícia Civil�?�, destacou a coordenadora. 

O investigador de polícia Dilson Santos, há mais de 30 anos na Polícia Civil, também foi homenageado. Ele, que já passou pela Polinter, pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), destacou a importância da medalha. �??Um reconhecimento dessa magnitude nos deixa mais estimulado para que a gente continue fazendo o trabalho com zelo, afinco e lisura. Isso renova as forças para continuar a trabalhar�?�, comentou. 

Durante a cerimônia, a banda dos Fuzileiros Navais, sob a regência do maestro Sub-Oficial Fuzileiro Naval Músico Oficial Sidney Marques de Oliveira, executou o Hino Nacional Brasileiro e acompanhou a cantora Mari Antunes, que interpretou o Hino do Estado da Bahia. Já o Hino da Polícia Civil da Bahia foi interpretado pela soprano lírica Eneida Lima, acompanhada pelo professor doutor em piano Jairo Ribeiro. 

Também participaram da cerimônia o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino; o defensor Público-Geral Rafson Saraiva Ximenes; Wellington César Lima e Silva, procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia; coronel Aviador Marcelo Borges da Costa, comandante da Base Aérea de Salvador; o delegado Hélio Jorge Oliveira Paixão, subsecretário da Segurança Pública; Carlos Palma de Melo, secretário da Casa Civil do Estado; Fábya dos Santos Reis, secretária da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de diretores e coordenadores de departamento e coordenações da Polícia Civil. 

A Medalha do Mérito Cruz da Ordem, primeira outorgada pela Polícia Civil, foi instituída através do Decreto Estadual n° 18.283, de 23 de março de 2018, como forma de reconhecimento a todas as pessoas, autoridades, instituições civis e servidores que colaboraram para o desenvolvimento institucional. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STJ recebe nova denúncia ligada à Faroeste e mantém desembargadora afastada do TJ-BA

A Operação Faroeste, que investiga esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) envolvendo disputas de terras no oeste do estado, ganhou um novo capítulo. Nesta quarta-feira (17), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu mais uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra pessoas alvos da força-tarefa. 

Vereador de Salvador propõe ressarcimento de prejuízos causados por falta de energia em empreendimentos comerciais

Não é necessário muito esforço para encontrar pessoas que já sofreram com quedas de energia elétrica em suas residências ou estabelecimentos comerciais. Pensando em compensar o impacto causado pela falta de luz, um projeto de lei foi protocolado na Câmara de Vereadores de Salvador na última semana.   A matéria dispõe sobre o procedimento para

Guajajara faz pronunciamento na véspera do Dia dos Povos Indígenas

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, realizou, nesta quinta-feira (18/4), pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para enfatizar a importância do Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta-feira (19/4), e a relevância das comunidades tradicionais para preservação ambiental. “É o momento de celebrarmos a riqueza cultural dos 305 povos indígenas que vivem