Pesquisa Ipespe: Bolsonaro cresce dois pontos percentuais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Pesquisa do Ipespe publicada nesta sexta-feira (27/5) aponta que a rejeição ao governo de Jair Bolsonaro (PL) caiu um ponto percentual em relação à última semana – diferença dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos. O presidente alcançou 60% de desaprovação contra 35% de aprovação.  
Quanto à avaliação, 51% dos participantes consideram o atual governo como ruim ou péssimo; 31% avaliam como ótimo ou bom e 17% como regular. Em relação à economia, 62% acreditam que o país está caminhando para o lugar errado, enquanto 32% defendem as políticas econômicas de Bolsonaro. 
Sobre a inflação, 71% consideram que o preço dos produtos aumentaram muito, contra 3% que acreditam que ficaram iguais. Do grupo de participantes, somente 1% defendeu que os preços diminuíram. 
Já a atuação do presidente durante a pandemia da COVID-19, 50% avaliaram como ruim ou péssima; 30% como ótima e 17%, regular. 

Eleições 

Há poucos meses do início da corrida eleitoral para o Planalto, apesar de Bolsonaro crescer dois pontos percentuais em relação à última sexta-feira (20/5), a margem entre Lula e o atual presidente não teve impacto significativo.
A pesquisa aponta que o petista Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança com 45%; enquanto o Bolsonaro tem 34% – na última semana a intenção era de 32%. Os dados são relativos à pesquisa estimulada, quando são apresentados as opções de candidatos. 
Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro, com os mesmos 8% de intenção de voto; Simone Tebet (MDB), com 3% e João Dória (PSDB), que já saiu da disputa, 2%. 
A pesquisa aponta ainda que 43% não votariam de jeito nenhum em Lula e 59% afirmam que não votariam em Bolsonaro. 

Segundo Turno 

Em um cenário de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o petista segue na liderança com 43% e o atual presidente, com 35%. Entre os participantes, 12% votariam nulo, branco ou não votariam. 
Entre Bolsonaro e Ciro, a margem reduz e o levantamento indica 44% dos votos para o representante do PDT e 41% para o atual presidente. 

Pesquisa 

Com uma amostra nacional de 1 mil entrevistados – representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos ou mais –  de todas as regiões do país, a pesquisa do Ipespe foi realizada no período de 23 a 25 de maio. 
A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gonet pede novas investigações da PF para decidir se denuncia ou não Monark

O procurador-geral da República Paulo Gonet requereu que a Polícia Federal realize novas diligências antes de decidir se denuncia ou não o influenciador Bruno Aiub, o Monark, por suposto crime de desobediência. A manifestação se dá após a PF finalizar as investigações sobre a conduta de Monark, indicando que ele 'continua propagando discurso antidemocrático nas

Câmara se irrita com governo Lula e Senado e teme atraso de recursos antes da eleição

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O adiamento da sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais, prevista para quarta-feira (23), foi uma vitória para o governo Lula (PT), mas não significa que haverá dias mais tranquilos na relação do Executivo com o Parlamento. O governo conseguiu adiar a sessão, evitando possível derrota em diferentes projetos.

Lula visita indústrias e encontra empresários em MG e SP; Haddad acompanha presidente

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá compromissos em fábricas em Minas Gerais e no Estado de São Paulo nesta sexta-feira, 26, de acordo com sua agenda oficial. Ele não retornará a Brasília nesta sexta, e deverá passar o fim de semana na capital paulista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acompanha