Mulher é presa acusada de auxiliar falso líder religioso a praticar estupros na Bahia

Uma mulher foi presa acusada de ser o...

Ingressos para Vitória x Figueirense já estão à venda

Os ingressos para o jogo do Vitória contra...

Lukaku chega a Milão para selar retorno à Internazionale por empréstimo

O atacante belga Romelu Lukaku, do Chelsea, chegou a...

Piquet se pronuncia após chamar Hamilton de ‘neguinho’

O ex-piloto Nelson Piquet publicou uma nota em inglês...

Para Paulo Guedes, democracia brasileira ‘é barulhenta, mas funciona’

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que acredita na democracia brasileira, que é barulhenta, mas funciona. “O que estamos vendo é uma demarcação de territórios”, disse ele a jornalistas nesta quinta-feira, 26, após encerrar participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

“São Poderes independentes e eles tentam demarcar territórios. Então às vezes, o Supremo vai e entra no IPI ou ICMS, invadindo um pouco o território do outro. Aí o Legislativo empurra de volta”, afirmou.

Guedes citou outro exemplo dessa “demarcação”, de o Supremo tentar impedir Jair Bolsonaro de tentar nomear o delegado chefe da Polícia Federal. “Aí o Executivo disse ‘esse território é meu, você está invadindo meu território, todos os presidentes nomearam’.”

“Temos que respeitar todos os Poderes, inclusive a Presidência da República, ela é uma instituição democrática”, afirmou. O ministro avalia que falta respeito em todos os lugares.

Havia uma descrença, sobretudo no exterior, sobre a funcionalidade da democracia brasileira, ressaltou. “Muita gente vendeu que a democracia estava em risco porque Bolsonaro ganhou. Só pode eleger um cara de esquerda?”, questionou Guedes, argumentando que Bolsonaro tem direito a ter suas opiniões.

Essa descrença com a democracia e o funcionamento da economia, disse o ministro, acabou, sobretudo quando o Brasil avançou em reformas difíceis, como a da Previdência. “A democracia brasileira é barulhenta, mas é uma democracia e funciona.”

No exterior, a “descrença e hostilidade” foram substituídas pela palavra respeito, ressaltou Guedes, destacando que é justamente o respeito que falta dentro do Brasil. “Todo mundo está faltando respeito, faltando tolerância.”

PT
Na entrevista, Guedes alfinetou o PT, que segundo ele quebrou o Brasil sem nenhuma guerra ou uma pandemia, como enfrentou o governo de Jair Bolsonaro. “O PT já tinha hipotecado o futuro das gerações sem ter havido uma guerra.”

O lado positivo da social-democracia, disse o ministro, foi a inclusão de milhões na classe média, mas isso ao custo de corrupção, juro alto e roubalheira.

Se os sociais-democratas vencerem em outubro, é estagnação econômica e corrupção, prevê Guedes. “A social-democracia tem coração macio, mais cabeça dura.”

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nelson Piquet pede desculpa a Lewis Hamilton após chamá-lo de ‘neguinho’

O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira, dia 29, com um pedido de desculpas a Lewis Hamilton...

STJ nega recurso contra decisão que suspende ‘Guerra de Espadas’ em Senhor do Bonfim

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso da Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim, que pretendia assegurar um “salvo-conduto...

Cultura baiana contra a LGBTQIA+fobia

A cultura é uma ferramenta poderosa de luta e reivindicação por direitos existenciais. É assim em vários lugares do mundo e, em Salvador,...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com