O que Kim Kardashian tem com ex-diretor do Louvre acusado de tráfico de obras

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente do museu do Louvre em Paris Jean-Luc Martinez é um dos investigados em um caso de tráfico de obras de arte egípcias. O processo foi revelado na semana passada, mas o que pouco se sabia eram as origens das investigações, que remetem à celebridade americana Kim Kardashian.

Isso porque as acusações contra Martinez derivaram de outra investigação que surgiu em um escritório da promotoria do distrito de Manhattan, em Nova York, que estava investigando o roubo de um anel antigo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o caso veio à tona após Kim Kardashian ser fotografada no Met Gala de 2018 �??o festival ocorre no museu Metropolitan�?? ao lado do sarcófago de ouro de Nedjemankh, um sacerdote de alto escalão do deus egípcio com cabeça de carneiro. A socialite estava com um vestido dourado brilhante, no mesmo tom da peça funerária.

A foto na qual aparecia o caixão chegou ao promotor público assistente de Manhattan, Matthew Bogdanos, especialista em tráfico de antiguidades. Ele descobriu que o objeto, datado como provinente do século 1° a.C, foi vendido ao Metropolitan por cerca de US$ 4 milhões por meio de documentos falsos, em vez de ter sido exportado legalmente do Egito em 1971.

A investigação que se seguiu a esse caso investigou seis pessoas, incluindo Martinez, que dirigiu o museu do Louvre, em Paris, entre 2013 e 2021. Embaixador especial da França para a cooperação em patrimônio cultural, ele foi posto sob controle judicial.

“Aquela era uma rede de contrabando, embora muito bem organizada”, disse Bogdanos nesta semana ao Guardian. “Ela foi efetivamente desmantelada e agora estamos apenas recolhendo pessoas.” As últimas fases da investigação acontecem em meio ao aumento da atividade contra o tráfico internacional de antiguidades.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...