Família Camargo se divide com namoro de Dado e Wanessa

Agora assumidos para familiares, Wanessa e Dado têm pela...

Lotofácil 2559, Quina 5884: confira os números sorteados (29/6)

A Caixa sorteia nesta quarta-feira (29/6) os concursos da...

Kalil diz que Zema tentou aliança com Lula: ‘Foi se ajoelhar no pé’

Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD)...

Varíola dos macacos: pouco letal, mas merece atenção, diz especialista

Com a primeira confirmação nesta quarta-feira (29/6), Minas Gerais...

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho é o mais novo imortal na ABL

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho, de 70 anos, toma posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras.ebcebc

O mais novo imortal ganhou assento na cadeira 12, sucedendo o professor e crítico literário Alfredo Bosi, que morreu em abril do ano passado, vítima de covid.

A cerimônia de posse acontece no Petit Trianon, o palacete no Centro do Rio, sede da ABL desde 1923.

Eleito com 25 dos 34  votos possíveis, em novembro do ano passado, Niemeyer Filho é neurocirurgião, autor de livros como O que é ser médico e No labirinto do cérebro. Filho de um dos maiores cirurgiões do país, de quem herdou o nome e a profissão, o novo imortal é sobrinho de outro ícone, sendo que da arquitetura: Oscar Niemeyer.

Carioca, o médico se dedica ao estudo da neurocirurgia desde 1975, quando se graduou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É especialista em cirurgias de tumores cerebrais, aneurismas e um dos pioneiros no Brasil na técnica microcirúrgica para tratamento de nevralgia do trigêmeo.  

Foi diretor do Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado.  

Atualmente, é diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, professor titular da PUC, do Rio de Janeiro, além de ser membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Sociedade Norte-Americana Congresso de Cirurgião Neurológico.

Cultura Rio de Janeiro 28/05/2022 – 09:13 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Academia Brasileira de Letras sábado, 28 Maio, 2022 – 09:13 1:33

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com