O desafio de levar água tratada e esgoto a população de Manaus

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Manaus é uma verdadeira metrópole industrial em plena floresta amazônica. Assentada às margens do Rio Negro, quase no encontro com o Rio Solimões, a capital amazonense abriga 3 milhões e 700 mil pessoas em seu território.ebc.png6282768cd49a7ebc.gif6282768d453a3

O clima da região faz com que parte da cidade fique alagada durante metade do ano, na época das chuvas. Essa realidade impõe um verdadeiro desafio quando o assunto é levar água tratada e coleta de esgoto para a população manauara.

A Rádio Nacional viajou até a capital do Amazonas a convite da empresa Águas de Manaus, que é responsável pelo serviço de saneamento básico na cidade. Fomos até o bairro Cachoeirinha, onde uma comunidade de baixa renda vive em casas elevadas com palafitas sobre um antigo igarapé �?? que, atualmente, está contaminado pelo lixo e pelo esgoto.

Em 2019, a concessionária desenvolveu um projeto inédito, que permitiu levar água tratada para as pessoas que moram no local. A doméstica Giselle Dantas de Oliveira, uma das líderes da comunidade, falou da transformação vivida pelas famílias a partir do acesso à água potável.

“Mano, isso aí foi uma alegria pra todos nós. A gente pode beber da água, lavar a roupa tranquilo. A vida aqui, antes, era bem complicada. Porque os canos eram todos enterrados na lama, a gente tinha que cavar com a mão pra ajeitar, era muito dificultoso. Trazia muita diarreia, vômito, febre. As crianças ficavam internadas, os idosos. Hoje, a gente não tem diarreia, não tem vômito.”

O gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, explicou os detalhes desse projeto que permitiu levar água tratada para a região alagadiça.
“Praticamente, 15% da cidade fica alagada. E as pessoas sobem as suas casas, sobem o piso. Nós fizemos uma rede e garantimos que ela ficava acima da cota de enchente. Então, no período de seca, a gente baixa a rede �?? ela fica num ponto sem contato com o esgoto. Quando o rio vai subindo, as pontes e acessos vão subindo, a gente sobe a nossa rede também. Isso propicia de a gente levar água de qualidade, sem contato com o esgotamento.”

Graças a projetos como esse, a empresa concessionária afirma que o acesso à água potável está universalizado em Manaus. O próximo desafio é ampliar a rede de esgoto: atualmente, apenas 26% da população manauara está contemplada pelo serviço.

Para isso, nos próximos anos, a Águas de Manaus pretende realizar o maior investimento da história da capital amazonense no setor de saneamento. Quem explica é o vice-presidente regional da empresa, Renato Médicis.

“Nos próximos 5 anos, a gente vai investir 1 bilhão de reais. São cerca de 300 km de rede. São cerca de mais 700 mil pessoas, chegando a 1 milhão de pessoas atendidas. Chegando a quase 45% da cidade atendida com esgotamento sanitário nos próximos 4, 5 anos. Depois, vem um novo ciclo, pra que se chegue naquele 90% de cobertura da cidade até 2033.”

A previsão da Águas de Manaus é de que a cada ano, sejam construídos cerca de 300 quilômetros de rede de esgoto na capital do Amazonas. Atualmente, a cidade conta com menos de 800 quilômetros de rede, além de 80 estações de tratamento de esgoto.

Meio Ambiente Cidade conta 80 estações de tratamento de esgoto Brasília Manaus sai na frente do Princesa na luta pelo título Amazonense Pesquisa revela benefícios de adubos feitos a partir do lodo de esgoto Investimento em tratamento de esgoto e água subiu 1.000%, diz ministro 16/05/2022 – 12:30 Nádia Faggiani / Edição Web Patrícia Serrão Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional esgoto Água Potável Saneamento Básico segunda-feira, 16 Maio, 2022 – 12:30 3:47

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia Civil prende terceiro integrante de quadrilha de latrocínio

O terceiro integrante de um grupo que assassinou, durante um assalto, em Vila Velha (ES), um homem de 64 anos, foi preso por policiais da 2ª Delegacia de Furtos e Roubos uma semana depois de eles receberem informações e um pedido da Polícia Civil do Espírito Santo. O homem é conhecido como “Rato” e tem

Dupla é presa com carro roubado, drogas e arma em Santa Luzia

Dois homens, de 26 e 27 anos, foram presos com uma caminhonete roubada na noite dessa terça-feira (3/10), no bairro Nossa Senhora das Graças, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Leia: Trio que não pagou passagem e tentou executar motorista é indiciado em BH Segundo o boletim de ocorrência, a dupla foi flagrada com um

Briga antiga por manga termina com homem morto a tiros em Sabará

Um homem, de 27 anos, foi morto a tiros na noite dessa quinta-feira (21/9), na linha férrea do bairro Nações Unidas, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar foi acionada e encontrou a esposa e o primo da vítima ao lado do corpo. Em conversa com a mulher, ela relatou que o