Na Bahia, Fachin cobra que

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na Bahia, Fachin cobra que 'Poderes' declarem que irão respeitar o resultado das eleições

Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, foi enfático ao dizer da necessidade de todos os poderes declararem expressamente seu respeito ao processo eleitoral e ao resultado das eleições deste ano. O magistrado teceu elogios ao respeito demonstrado pelo Legislativo e pelo Judiciário tanto à Constituição Federal quanto ao Código Eleitoral. 

No discurso, proferido no segundo dia do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, o juiz  preferiu não citar a deferência do poder Executivo, na figura do presidente Jair Bolsonaro (PL), à legislação. 

Edson Fachin não usou meias palavras e foi direto ao ponto. O ministro reiterou que o quadro normativo e administrativo para o ano eleitoral já está definido e conformado de acordo com o texto constitucional. “Tem sido firme a manifestação do presidente do Senado Federal, que é um exemplo de defesa da democracia, tem sido firme a manifestação do presidente da Câmara dos Deputados em defender o processo eleitoral e a nós, à Justiça Eleitoral,  cabe aplicar as regras definidas e defendidas pelo parlamento. Os poderes Legislativo e Judiciário estão em harmonia com a Constituição e defendem o respeito. �? necessário que todos os poderes digam, sem subterfugio, que vão respeitar os resultados das urnas das eleições de 2022”, declarou. 

Sem citar nomes, o ministro reiterou a crítica àqueles que insistem em questionar o processo eleitoral brasileiro. Por diversas vezes o presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou em público a efetividade e legitimidade das urnas eletrônicas, sistema adotado para a votação no país.

“A quem imagina que possa subverter a normalidade constitucional, o quadro normativo eleitoral está integralmente estabilizado nos termos e prazos constitucionais. Acabamos de concluir com sucesso no Brasil inteiro  o cadastramento eleitoral. Colocamos em marcha um intenso programa de enfrentamento a desinformação e de prestação de informações corretas. Também adotamos providências necessárias  para segurança tecnológica e cibernética com o objetivo de garantir a paz e segurança do pleito”, disse.

O presidente do TSE lembrou que neste ano o horário das eleições foi uniformizado em todo país, desta forma, todos os estados brasileiros terão encerrado as sessões eleitorais às 17 horas no horário de Brasília.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpre visita de Estado ao país essa semana. O decreto de condecoração foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28), dia que Macron está em Brasília para reunião

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) - Lula orientou o governo a tratar do caso Marielle Franco com sobriedade.Na opinião que o presidente expressou a ministros, o desfecho do assassinato, anunciado pela Polícia Federal, não é motivo de felicidade. Pelo contrário, reforçou o petista. É razão de alívio, mas de tristeza pelo tamanho da tragédia e pela dimensão que

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

 (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pelo advogado