Morre aos 123 anos uma das primeiras cidadãs de Belo Horizonte

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
No último domingo (1/5), Belo Horizonte perdeu uma de suas primeiras �??filhas�??: Deolinda Soares Rodrigues foi registrada na capital mineira em junho de 1898, pouco mais de sete meses após a fundação oficial da cidade. Ela estabeleceu família no interior paulista e se foi aos 123 anos, ainda lúcida e como ponto central de uma família com centenas de integrantes.
Não muito longe de completar 124 anos, dona Deolinda não resistiu a complicações pulmonares, mas as lembranças que deixa em sua grande árvore genealógica são de uma senhora que viveu bem por um tempo extraordinário. Ao longo de mais de um século, ela teve 10 filhos, mais de 30 netos e bisnetos e tataranetos a se perder nas contas, familiares atestam que, assim como seus aniversários, o número já ultrapassou a marca da centena.
 
Há mais de 60 anos ela morava em Presidente Prudente, no Oeste Paulista, onde criou boa parte da família. Embora seu registro oficial aponte 24 de junho de 1898 como data de nascimento, o tema gera dúvidas em seus descendentes, que podem garantir que dona Deolinda veio ao mundo ainda antes.
 
Uma de suas netas, Regina Monteiro Oliveira de Lucca, de 40 anos, conversou com a reportagem do Estado de Minas e lembrou um pouco da rotina da avó. Ela conta que a família busca o reconhecimento ao Guinness Book para registrar o recorde da matriarca como a mulher mais velha do mundo em determinado momento.
�??Ela escolheu meu nome de batismo. Merece todas as homenagens, porque o que fez foi incrível, viveu muito tempo e com saúde. Estamos agora tentando encontrar o registro definitivo para buscar o recorde e termos essa lembrança em nossa família�?�, diz Regina.
 
Regina nasceu em Presidente Prudente e conta que a avó já estava na cidade quando perdeu o marido, há mais de 60 anos. Ela chegou à cidade paulista para trabalhar como empregada doméstica e sustentar os filhos. Na cidade, ela permaneceu até o fim da vida, vendo seus descendentes se espalharem por outras cidades do estado, como recorda neste vídeo:
Fã de futebol
Com a migração para São Paulo, Deolinda adquiriu uma paixão alviverde. Embora já tivesse 16 anos quando o clube foi fundado, o Palmeiras era uma de suas diversões. A neta Regina conta que o clube se propôs a homenagear a avó no 124º aniversário.
�??Ela era palmeirense, gostava bastante de acompanhar o futebol. O Palmeiras até procurou a gente para fazer uma homenagem, mas acabou não dando tempo�?�, conta.
Recorde
O dono do título de pessoa mais velha do mundo poderia mesmo ser de dona Deolinda, que pode, ao menos, receber o recorde de forma retroativa. Na última segunda-feira (25/04), a freira francesa Lucile Randon se tornou a detentora do feito aos 118 anos, após a morte da japonesa Kane Tanaka, um ano mais velha. Segundo o registro da belo-horizontina, ela teria ainda mais aniversários.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no