MEC lança relatório com 52 ações na educação básica

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (2) o Relatório Anual da Secretaria de Educação Básica referente ao ano de 2021. O documento apresenta 52 ações realizadas pelo ministério, em atenção ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação referentes à educação básica. Essas ações envolvem educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.ebc.png6270631468c45ebc.gif6270631499e1f

A educação básica abordada pelo relatório engloba um universo de 46 milhões de alunos, sendo 38 milhões da rede pública. São 178 mil escolas, sendo 137 mil públicas; e mais de 2,19 milhões de professores. Desses, 1,7 milhão estão na rede pública. �??Essa entrega [do relatório] traz transparência e prestação de contas daquilo que a gente tem feito pela educação básica dos nossos estudantes�?�, disse o ministro Victor Godoy.

Políticas educacionais, uso pedagógico das tecnologias, ampliação do número de matrículas, preparação para o Novo Ensino Médio, formação docente, valorização de profissionais e apoio de plataformas digitais para a gestão educacional são alguns dos temas das iniciativas. Segundo o MEC, embora o documento se refira a 2021, a maioria do trabalho apresentado nele continua em vigor.

Segundo Godoy, o ministério tem trabalhado na recuperação das aprendizagens, uma ação para preencher lacunas de aprendizado nos estudantes. Para Godoy esse tópico é uma das prioridades na política do MEC. �??Os nossos dois pilares aqui à frente do MEC são a recuperação das aprendizagens e a tecnologia na educação brasileira�?�, disse. �??Estamos muito próximos de fazer a nossa grande entrega, que será uma política de recuperação das aprendizagens e nessa política trazemos esse componente da inovação e tecnologia para a educação brasileira�?�.

Formação Docente

No lançamento do relatório, o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação Básica, Renato Brito, destacou a presença de 20 ações, das 52 do relatório, relativas à formação de professores. 

�??Educação Infantil, Bem-Estar no Contexto Escolar, Gestão Escolar, Educação em Tecnologia e Ensino Médio; só essas cinco formações atingiram 590 mil professores de um universo de quase 2,2 milhões de professores no país�?�, disse Brito. 

Ele citou também que os cursos de formação oferecidos pelo MEC também são abertos a professores da rede privada.

Escolas Cívico-Militares

O diretor de políticas para escolas cívico-militares, Gilson Oliveira, tratou como bem-sucedido o projeto de escolas cívico-militares. Nesse formato, as secretarias estaduais de Educação continuam responsáveis pelos currículos escolares, que é o mesmo das escolas civis. Os militares, que podem ser integrantes da Polícia Militar ou das Forças Armadas, atuam como monitores na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.

Foram implantadas 216 escolas em todos os estados da federação. Oliveira destacou o Paraná, com 14 escolas; o Rio Grande do Sul, com 13; o Pará, com dez; Santa Catarina, com nove; além de Minas Gerais e Tocantins, com oito cada. Segundo Oliveira, esse tipo de escola �??não tem o objetivo de impor a cultura militar�?� e é voltada sobretudo para localidades com maior índice de violência.

�??Tivemos uma melhoria das instalações, pela manutenção e zelo demonstrados pelos alunos e incentivado pelas nossas equipes. �? uma iniciativa que não pode ser universalizada, mas se mostra como uma alternativa viável de um modelo de gestão escolar de excelência para áreas de vulnerabilidade social�?�, afirmou o diretor do ministério.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Escritora atacada por pitbulls volta ao hospital para fazer curativos, e famosos reagem

Roseana Murray perdeu um braço e uma orelha no ataque; ela ficou 13 dias internada Reprodução/Instagram/@roseanamurray Ela tem usado as redes sociais para atualizar o estado de saúde e compartilhar novas poesias A escritora Roseana Murray, de 73 anos, que foi atacada por pitbulls no último dia (5) de abril,  usou seu Instagram na quarta-feira

Casal novo na área: João Guilherme e Bruna Marquezine são flagrados juntos

As suspeitas de um relacionamento começaram ainda no começo do ano e vem ganhando mais força Reprodução/Redes Sociais João Guilherme ficou conhecido por namorar Larissa Manoela e Jade Picon Em um dos assuntos mais comentados do dia hoje, o atoz João Guilherme, 22 anos, e a atriz Bruna Marquezine, 28 anos, foram vistos juntos curtindo

Confira novo trailer do filme ‘Os Observadores’, terror estrelado por Dakota Fanning

Filme produzido por M. Night Shyamalan e dirigido por sua filha, Ishana, chega às telonas em junho deste ano Warner Bros. Pictures / Divulgação Dakota Fanning, Olwen Fouéré, Oliver Finnegan em cena de 'Os Observadores' Se você curte uma boa dose de sustos e mistério, prepare-se, pois “Os Observadores” está chegando! Com Dakota Fanning no