Ex-sem-teto Givaldo Alves vende ‘Pau de Mendigo’ sem aval da Anvisa

Após ficar famoso por ter mantido relações sexuais...

São João de Porto Seguro recebe 80 mil pessoas em show de Amado Batista

O cantor Amado Batista, que completa 47 anos...

Bolsonaro diz que anunciará Braga Netto como candidato a vice

Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite deste domingo (26/6)...

Literatur leva música, literatura e poesia gratuita para o MAM; confira programação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O poeta e compositor José Carlos Capinan é o homenageado da primeira edição do Literatur – Circuito Literário da Bahia, que acontece no Museu de Arte Moderna (MAM),  com programação 100% gratuita começando de quinta (26) a sábado (28).

csm Foto CAPINAN por JAMILE COELHO 2 159fe2491a
Capinan, 81, será o homenageado da Literatur (Foto: Jamile Coelho/Divulgação)

Promovido pela Mais Ações Integradas e com o apoio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa, o evento conta apresentações musicais, recitais, lançamento de livros, contação de histórias e mesas de conversas sobre diferentes temas ligados à proposta da Literatur. A curadoria do projeto é assinada pelo escritor Edgard Abbehusen e pela jornalista Camilla França.

Camilla França afirma que é muito importante o retorno do circuito de festas e festivais literários na cidade. Segundo a curadora, o que mais se destaca nesse Festival é que ele traz a literatura e suas linguagens para além de somente o livro ou e-books. “A proposta do evento é valorizar a cultura da Bahia a partir de diferentes matrizes e culturas que existem no Estado. É para potencializar a produção literária, transversalizando com outras pautas. Queremos a escrita para roteiro, poesia, slam, não somente a produção literária restrita ao livro e e-book”, disse Camilla.

Nomes como Mariana Guimarães, Malu Fontes, Cássia Vale, Hugo Canuto, Ramon Cruz, Aldri Anunciação e Luana Souza falam sobre suas experiências literárias nas mesas que acontecem nos três dias. Na grade de shows, há apresentações de Alexandre Leão, Pedro Pondé e Paroano Sai Milhó.

Autora dos romances Água de Barrela (2016), Cais do Valongo (2018) e Solitária (2022), a jornalista carioca Eliana Alves Cruz estará na mesa de abertura, às 18h30, com mediação de mediação de Val Benvindo. Na sequência, o cantor Alexandre Leão se apresenta, com participação do homenageado.

Na sexta (27), às 18h, acontece um bate-papo com mediação da jornalista  Malu Fontes e participação de Edgard Abbehusen e Carla Akotirene sobre redes sociais e escrita digital.Os autores, que têm forte presença nas redes sociais, vão debater o quanto a alta interatividade vem contribuindo nos processos criativos. O show do dia será feito pelo cantor Pedro Pondé.  

csm edgardcamilla ef1c228b18
Camilla França e Edgard Abbehusen são os curadores do Literatur (Fotos: Divulgação)

No sábado, a programação é da garotada, com abertura às 9h30, com contação de histórias. Às 10h tem a mesa Novas Narrativas para o Público Infantil, com Vanda Machado e Cássia Vale e mediação de Mira Silva, seguida dos lançamentos dos livros Minha Terra tem Ladeiras, de Alex Simões e Tecelagem, de Goya Lopes. 

Na parte da tarde, às 15h30,  acontece o encontro de Hugo Canuto e Ramon Cruz sobre  escrita, versos e outras linguagens, na mesa com mediação de Luana Souza. Às 16h30 tem batalha de poesia com o  Slam das Minas; e às 17h a mesa Leituras que Inspiram Outras Histórias, com Aldri Anunciação e Jackson Costa, mediada por Ashley Malia. O grupo Paroano Sai Milhó encerra o evento com uma apresentação acústica e itinerante pelos espaços do MAM. Solar do Unhão (Av. Contorno). De hoje a sábado, gratuito.

Toda a programação gera expectativa porque ajuda a simbolizar a retomada de festas e feiras literárias ao redor da Bahia. Festas como a Flipelô já têm data para a acontecer, Salvador também receberá o Festival Literário Nacional em Cajazeiras no próximo mês de junho e, no interior, iniciativas como o Flipar (Festival Literário Internacional) movimentaram as artes literárias. O Flipar aconteceu em Cabaceiras do Paraguaçu.

“Eu, como escritor, estou muito entusiasmado com essa retomada. Claro, é um momento onde  a pandemia ainda continua entre nós, o vírus continua se circulando, as pessoas ainda precisam tomar os devidos cuidados, sem baixar a guarda, mas temos vacina e possibilidades de realizar algo como a Literatur nesse atual fase”, disse o curador Edgard Abbehusen.

Por fim, Abbehusen aproveitou para desejar que outros eventos e feiras literárias ocupem os espaços da cidade: “Precisamos disso. Precisamos não só falar que o jovem ou a criança precisam ler, mas precisamos também levar esses jovens e crianças até a leitura. Encantar eles. Chamar a atenção deles. E as feiras, bienais e festas literárias  também tem esse propósito. São espaços onde nascem muitos novos leitores”, finaliza.

Programação

26/05 – Quinta
17h Recepção
Poesia | Confraria poética feminina

18h30 Mesa de Abertura
Eliana Alves e Mediação de Val Benvindo

19h30 Intervenção Cultural
Música e bate-papo: Alexandre Leão convida Capinan 

27/05 – Sexta
17h
Recepção
Poesia com Mariana Guimarães

18h30 Mesa 2 | As redes sociais e a escrita digital
Edgard Abbehusen e Carla Akotirene | Mediação: Malu Fontes

19h30 Intervenção cultural
Show: Pedro Pondé

28/05 – Sábado
09h30
Programação infantil
Contação de história com Mima

10h Mesa 3 | Novas narrativas para o público infantil
Vanda Machado e Cássia Vale | Mediação: Mira Silva

11h30 Lançamento de livros
– Alex Simões: Minha Terra tem Ladeiras (Ed. Caramurê) e Goya Lopes: Tecelagem (Ed. Solisluna) | Mediação: Fernanda Matos

15h Recepção
Poesia | Tina Tude

15h30 Mesa 4 | Escrita, versos e outras linguagens
Hugo Canuto e Ramon Cruz | Mediação: Luana Souza

16h30 Intervenção cultural
Batalha de poesia: Slam das Minas

17h Mesa 5 | Leituras que inspiram outras histórias
Aldri Anunciação e Jackson Costa | Mediação: Ashley Malia

18h Intervenção cultural
Show: Paroano Sai Milhó

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Último dia de festa junina em Salvador tem público animado

Forró, brincadeiras, comidas típicas e vontade de que o próximo São João já  recomece amanhã. Esse foi o clima do último dia dos...

Olivia Rodrigo e Billie Eilish protestam contra suspensão do direito ao aborto

As cantoras Olivia Rodrigo e Billie Eilish se apresentaram no Festival de Glastonbury, um dos maiores festivais de música do mundo, que começou...

Gil não conta

Chico Buarque foi, desde que surgiu, o menino prodígio, das letras incríveis, cronista de nosso amor, política e cultura, ao ponto de ter...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com