Inflação aperta margem de lucro dos bares e restaurantes em Minas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A inflação no Brasil impactou na redução da margem de lucro de bares e restaurantes em Minas Gerais. De acordo com a Abrasel-MG, associação que representa o setor, 77% dos empresários entrevistados não conseguiram elevar seus preços acima da variação positiva no país, ao passo que apenas 6% obtiveram sucesso nos reajustes.
Ao mesmo tempo em que mantêm os preços competitivos, donos de bares e restaurantes acabam assumindo os �??prejuízos�?� da inflação em razão do aumento do custo operacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 1,06% em abril de 2022, o mais alto para o mês desde 1996. Já o acumulado nos últimos 12 meses é de 12,13%.

  • LEIA MAIS – BH já tem mais bares e restaurantes que antes da pandemia
 
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 98% dos empresários que tiveram prejuízo em abril não conseguiram reajustar os preços. Entre os que reportaram lucro, o índice é de 67%. Por fim, 76% dos estabelecimentos em equilíbrio no mês passado mantiveram os valores de seus produtos.
�??Esses números evidenciam o quão desafiador tem sido para o setor lidar com o rápido e intenso aumento da inflação. Por isso, para incentivar o consumo, os restaurantes estão segurando os preços, o que contribui para a inflação da alimentação fora do lar (0,62% em abril) ficar abaixo da de alimentos e bebidas (2,06%)�?�, afirma Matheus Daniel, presidente da Abrasel-MG.

O levantamento mostrou ainda que 37% dos entrevistados têm parcelas de crédito atrasadas. O número é menor entre os que foram contemplados pelo Pronampe (17%), linha de crédito do governo federal voltada para microempresas e empresas de pequeno porte.

A Abrasel realizou a pesquisa entre 4 e 16 de maio e contou com a participação de 235 empresários do setor.
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Emae é vendida por R$ 1 bi em primeira privatização do atual governo de SP

A estatal Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) foi arrematada, nesta sexta-feira (19), no primeiro leilão de privatização do governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas pelo Fundo Phoenix, administrado pela Trustee DTVM,  na B3, em São Paulo. O Fundo Phoenix, que tem entre seus cotistas o empresário Nelson Tanure, arrematou a

Renda da população mais pobre do Brasil sobe 12,6% e bate recorde

A renda da população mais pobre teve um aumento significativo de 12,6% em 2023, atingindo o maior valor da série histórica, de acordo com dados do IBGE, após divulgação da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua). O rendimento médio mensal per capita dos 40% da população com menores proventos cresceu consideravelmente em

Haddad antecipa volta para Brasília para focar em agenda no Congresso

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está nos Estados Unidos, antecipará seu retorno ao Brasil. O voo de volta para Brasília está previsto para às 23 horas desta quinta-feira (18). Segundo a assessoria de imprensa da pasta, Haddad antecipou a chegada à Brasília para focar na agenda econômica e nas negociações com o Congresso