‘Forças Armadas não dão palpite’: fala de comentarista de TV viraliza

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O comentarista da Globo News, o economista Daniel Sousa, criticou declarações recentes de integrantes das Forças Armadas sobre as eleições presidenciais. Para ele, o Exército não deve ser ouvido no processo eleitoral. 

�??As Forças Armadas não têm que ser ouvidas neste processo. Não é papel delas, numa República, dar palpite sobre processo eleitoral. Dizer se o processo eleitoral deveria ser assim ou assado�?�, disse no programa Estúdio i. 
�??Forças Armadas, como os franceses gostam de dizer, deveriam ser os gigantes mudo. Não tem que dar palpite. Não interessa o que diz o clube militar. �??Ah, porque o general não sei das quantas�??. Não interessa o que o general pensa. Não é função dele. Ele não tem que dar palpite�?�, completou.  
O economista lembrou que Exército, Marinha e Aeronáutica são subordinados aos três poderes da República. 
�??O Brasil é uma República. Tem três poderes na República e o Exército não faz parte de nenhum dos três. O Exército é subordinado aos três poderes. O exército não tem patente para discutir com o Supremo e com o sistema eleitoral. Eles estão abaixo hierarquicamente. E eu sei que eles vão entender porque de hierarquia eles entendem�?�, comentou. 
Daniel explicou que as Forças Armadas são uma �??burocracia de Estado�?�. �??Burocracia do Estado obedece, não manda, não dá palpite. Burocracia do Estado segue as diretrizes que foram colocadas pelos três poderes, dos quais as Forças Armadas não fazem parte e obedecem dentro dos limites estabelecidos pela lei�?�, disse. 
Para finalizar, o cometarista enfatizou: �??�? isso que a instituição brasileira estabeleceu: eles não são garantidores da democracia e das eleições�?�.

A fala de Daniel repercutiu nas redes sociais. Um perfil no Twitter compartilhou o vídeo do discurso do economist, que conta com mais 390 mil visualizações. 
A postagem também uniu apoiadores ao discurso do comentarista e críticos. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula procura Lira, Pacheco e outros ministros do STF para diminuir tensão entre Poderes

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) pretende buscar Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandam a Câmara e o Senado, respectivamente, além de outros ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), em um esforço para diminuir as tensões entre os Poderes. Nesta sexta-feira (19), Lula tratou da sua articulação política em um

Grampo pega vereador de Ferraz cobrando propina de pagodeiro do PCC

No rastro de fraudes em licitações sob influência do PCC, que infiltrou uma quadrilha em prefeituras e câmaras municipais do interior e da Grande São Paulo, os investigadores da Operação Muditia, do Ministério Público estadual, grampearam mensagens que revelam a suposta combinação de propina entre o suposto 'cabeça' do esquema, o cantor de pagode Vagner

Nunes processa Boulos por declaração sobre ‘roubo’ na Prefeitura de SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito Ricardo Nunes (MDB) entrou com uma ação por danos morais contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) por acusá-lo de roubar na Prefeitura de São Paulo. As declarações foram dadas pelo psolista em um podcast. Nunes pede indenização de R$ 50 mil por danos morais contra seu adversário