FNDE prorroga prazo para renovar contratos de financiamento do Fies

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até o dia 30 de junho de 2022, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2022.ebcebc

A Portaria 312/22 com esse objetivo foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União.

A norma também prorroga até 30 de junho, o prazo para realizar a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitar dilatação de prazo para utilizar o financiamento, respectivamente, referentes ao primeiro semestre de 2022.

O processo de renovação deve ser feito por meio do sistema SisFies. O período vem sendo estendido para garantir que os estudantes possam realizar os aditamentos no período de pandemia da covid-19.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa.

Fies

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ana Castela e Gustavo Mioto reatam namoro pela segunda vez e se beijam durante rodeio; veja o momento

Durante a apresentação, a sertaneja brincou com a situação, encorajando os fãs a também tentarem reatar com seus ex-parceiros; último término foi comunicado em janeiro Reprodução/Instagram Ana Castela e Gustavo Mioto reatam namoro pela segunda vez Os cantores sertanejos Gustavo Mioto e Ana Castela surpreenderam a todos ao se beijarem durante um show no Ribeirão

Senna: Netflix divulga teaser de minissérie sobre o piloto

A minissérie será protagonizada por Gabriel Leone e estreia ainda em 2024 Divulgação/Netflix Gabriel Leone encarnou o piloto brasileiro que virou ídolo mundial A Netflix surpreende os fãs do automobilismo ao soltar um teaser da sua próxima minissérie, Senna, que promete levar os espectadores para uma volta emocionante pela vida do icônico Ayrton Senna. Com um

Fafá de Belém se manifesta sobre falta de inclusão do Nordeste no ‘Dia Brasil’ no Rock in Rio

Cantora usou as redes sociais para manifestar descontentamento; Joelma apoiou texto da artista Reprodução/Instagram/fafadbelem/16.12.2021 Ela recebeu apoio de fãs e famosos Cantora Fafá de Belém usou as redes sociais para manifestar sua indignação com a falta de representatividade do nordeste no ‘Dia Brasil’, anunciado nesta segunda-feira (29), pela produção do Rock in Rio. Em um