São Paulo empata com o Juventude e chega a três jogos sem vencer no Brasileiro

O São Paulo empatou sem gols com o Juventude,...

Vereador de Porto Alegre morre durante prova de natação em Fortaleza

O vereador Mauro Zacher (PDT), de Porto Alegre, morreu,...

Ministro da Justiça nega ter falado com Bolsonaro sobre operação da PF contra Ribeiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson...

Olivia Rodrigo e Billie Eilish protestam contra suspensão do direito ao aborto

As cantoras Olivia Rodrigo e Billie Eilish se...

Estudo descobre células que ajudam coração a se regenerar após infarto

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, conseguiram identificar quais células ajudam o coração humano a se regenerar após um ataque cardíaco. A descoberta, descrita em uma pesquisa publicada este mês na revista científica Journal of Clinical Investigation, pode contribuir para estudos futuros que visem desenvolver melhores tratamentos para problemas cardiovasculares.

O principal ponto do levantamento é o papel dos macrófagos, células conhecidas por destruir bactérias e iniciar respostas inflamatórias favoráveis para o corpo humano.

Segundo os pesquisadores, após um ataque cardíaco, essas células correm para o coração para “comer” o tecido danificado ou morto, em um processo conhecido como eferocitose, necessário para que o coração se recupere completamente.

3 Cards_Galeria_de_Fotos (2) ***Foto-pessoa-sendo-consultada-por-medica-2.jpg ***Ilustracao-de-uma-arteria-entupida.jpg ***Foto-pessoa-segurando-no-peito-como-se-estivesse-com-dor.jpg ***Foto-pessoa-segurando-no-peito-como-se-estivesse-com-dor-3.jpg ***Ilustracao-orgaos-dentro-do-corpo-humano.jpg ***Foto-pessoa-segurando-no-peito-como-se-estivesse-com-dor-2.jpg ***Foto-pessoa-segurando-no-peito-como-se-estivesse-com-dor-4.jpg ***Foto-pessoa-sendo-consultada-por-medica.jpg ***Foto-pessoa-segurando-no-peito-como-se-estivesse-com-dor-5.jpg ***Foto-pessoa-segurando-um-coracao-nas-maos-e-usando-um-estetoscopio-no-pescoco.jpg ***Foto-homem-correndo-em-esteira-com-fios-presos-no-corpo.jpg 0  

“Descobrimos que os macrófagos também induzem o fator de crescimento endotelial vascular C (VEGFC), que desencadeia a formação de novos vasos linfáticos e promove a cura”, disse o patologista e autor do estudo, Edward Thorp.

O desafio dos pesquisadores agora é encontrar uma maneira de provocar os macrófagos a induzir mais VEGFC e acelerar o processo de reparo do coração, ou formas de administrar o fator de crescimento diretamente ao tecido danificado.

A descoberta é importante pois a insuficiência cardíaca após infarto do miocárdio é uma importante causa de morbidade e mortalidade — entender como ela acontece pode evitar mortes e melhorar a qualidade de vida do paciente que se recupera do ataque cardíaco.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Estudo descobre células que ajudam coração a se regenerar após infarto apareceu primeiro em Metrópoles.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro: ‘não aprendi nada com Lula’

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, neste domingo (26/6), que não aprendeu nada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Não tenho...

Ministro da Justiça nega ter falado com Bolsonaro sobre operação da PF contra Ribeiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, negou neste domingo, 26, que tenha conversado com o presidente Jair Bolsonaro sobre a...

‘Sinal que vem das ruas é de esperança com a volta de Lula’, afirma Jerônimo no interior

A correria do pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, tem sido intensa durante os festejos juninos. "A caminhada junto com...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com